Você sabia que máquina de lavar também precisa ser lavada?

Com sua lavadora de roupas higienizada, ciclos serão mais eficientes e você aumenta a vida útil do equipamento

Equipamento essencial para manter as roupas limpas e perfumadas com praticidade, as lavadoras de roupas também precisam de cuidados. Com a manutenção correta e uma limpeza de rotina, sua máquina terá uma vida útil muito maior. Veja as dicas do Shoptime.

Limpeza da máquina

Uma vez por mês, elimine resíduos de sabão e amaciante do dispenser com um litro de água quente. Se a peça desencaixar, melhor ainda: lave-a no tanque com uma esponja.

Retire o filtro para lavar, removendo fiapos e outros itens presos. Quem exagera no amaciante perceberá uma camada de gordura. Esfregue com uma escova de dentes ou esponja macia.

Reinstale as peças e faça o processo de autolimpeza. Algumas máquinas, especialmente as lavadoras e lava e seca smart, contam com essa opção. Siga as instruções do painel ou do manual de instruções.

Se a sua máquina não tem, é simples: com a lavadora vazia, selecione um ciclo completo no nível médio ou máximo de água e, pelo menos, dois enxágues. Coloque uma embalagem (700ml a um litro) de vinagre branco pelo dispenser e deixe a máquina funcionar até o programa terminar.

O vinagre é ácido e dissolve restos de sabão e amaciante que deixam os componentes internos da máquina engordurados.

Se sua lavadora tem mais de um ano de uso e você nunca fez essa limpeza, substitua o vinagre por um litro de água sanitária. Garanta pelo menos três enxágues para não manchar roupas nas lavagens seguintes.

Se o tambor ficar com cheiro do produto, selecione mais um enxágue apenas com água e um pouquinho de detergente neutro.

Para limpar a máquina por fora, use um pano macio e produtos não abrasivos. Pode ser um pouco de detergente neutro em uma esponja macia e depois um pano limpo. Evite produtos de limpeza mais fortes para não deixar o eletrodoméstico amarelado ou manchado.

Atenção especial com o painel de comando: não deixe entrar água. Passe apenas um pano seco ou levemente úmido, para tirar a poeira.

Manutenção no dia a dia

Verifique se a máquina não está exposta ao sol ou à chuva. Se esse é o único lugar disponível na casa, compre uma capa plástica para deixá-la mais protegida.

Deixe o equipamento bem nivelado e instalado sobre um piso plano, para evitar vibrações exageradas que podem causar danos. Aproveite para conferir o estado dos apoios. Se a borracha ou plástico foi corroído, os pezinhos podem deixar arranhões ou marcas de ferrugem no piso. Apoios novos também ajudam a deixar a lavadora nivelada.

Se a sua lavadora inteligente ou máquina lava e seca smart possui função de verificação do sistema, atualização e manutenção preventiva, mantenha o acionamento no modo automático ou realize de acordo com o que pede o manual.

Chame a assistência técnica se começar a perceber desempenho irregular, roupas com fiapos ou não tão limpas como antes, aumento do consumo de água e energia ou até vazamento de água.

Fonte: Extra

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *