Sofá: dicas para limpar estofados de todos os tipos de tecidos

Consulte o fabricante e sempre use a mistura de limpeza em uma parte escondida, para não causar manchas visíveis no estofado

Sempre verifique as instruções do fabricante e as etiquetas dos materiais, para não agredir o estofado de forma irreversível. Foto: Reprodução

Sofá sujo é difícil de suportar. É um móvel de destaque na sala e que, provavelmente, não custou barato. Mas agora, toda vez que você olha para ele, lá está aquela mancha. O Shoptime tem algumas dicas para que o seu estofado mantenha-se limpo, em bom estado e dure por muito tempo.

Primeiramente, verifique as instruções do fabricante e as etiquetas dos materiais, para não agredir o seu estofado de forma irreversível.

Para a limpeza rotineira, utilize o aspirador de pó para deixar as almofadas e o sofá sem poeira. Se as almofadas e os encostos são soltos, tire-os da estrutura principal para passar o aspirador em todas as peças e também nos cantinhos. Para assentos e encostos fixos, tente usar o aspirador entre todas as frestas e costuras.

Para as partes de metal ou madeira, use um pano úmido com água e sabão neutro. Evite produtos de limpeza mais fortes.

No dia a dia, evite o hábito de comer e beber sentado no sofá. Sim, é difícil, mas ao deixar esse comportamento de lado, você minimiza os riscos de acidentes.

Quem tem crianças, bichinhos ou adultos desastrados que insistem em comer e beber no sofá deve procurar uma empresa de impermeabilização para garantir a durabilidade e o bom estado do estofado por mais tempo. Antes de contratar o serviço, questione o tipo de produto usado para impermeabilização para escolher o mais seguro.

E se o seu sofá já tem alguns anos de uso, mas ainda está firme e confortável, procure uma empresa especializada em limpeza, que poderá fazer a lavagem com equipamentos e produtos profissionais ou a hidratação correta do couro.

A seguir, veja as dicas de limpeza que reunimos.

Sofás de tecido e linho

Para sofás de tecido, linho e veludo, você pode usar uma mistura de um litro de água morna e 250ml de vinagre branco. Basta passar essa mistura com um pano limpo e macio, de forma suave, com movimentos circulares.

Atenção: faça o teste da mistura em uma parte mais escondida, para garantir que não provocará manchas no estofado.

Depois, com um pano seco, remova o excesso de umidade e depois deixe secar totalmente. Para o sofá secar mais rápido, faça o processo de limpeza em dias quentes, deixe as janelas abertas ou aposte no ventilador ligado de frente para o móvel.

Se o tecido ficou com cheiro ruim após algum acidente com bebida ou xixi dos pets, faça uma mistura de 1 litro de água, 1 colher de sopa de bicarbonato, 1 colher de sopa de amaciante de roupas e ½ copo de vinagre branco. Coloque em um borrifador, use nos pontos sujos e esfregue levemente com um pano macio.

Sofás de suede e chenille

Para sofás de suede, poliéster e chenille, ou de tecidos que não podem ser molhados, uma opção é fazer uma limpeza a seco. Faça uma mistura de água fria e um pouco de álcool e, com um borrifador, aplique no tecido.

Em seguida, use um pano limpo e macio para esfregar com movimentos suaves. O álcool vai evaporar rápido, então o sofá deve secar rapidamente.

Atenção novamente: borrife a mistura em uma parte escondida antes, para garantir que não vai provocar manchas.

Sofás de couro e camurça

Para estofados de couro natural, couro sintético e corino, comece também com aspirador de pó.

O couro sintético é bem resistente e aguenta a mistura de água e um pouco de detergente neutro para a limpeza rotineira. Use um pano macio e limpo para esfregar suavemente. Depois, retire o excesso do sabão com um pano limpo.

Para couro natural, use apenas um pano limpo e umedecido em água. Se estiver muito sujo, use espuma de detergente neutro: dilua o produto em água e agite até formar uma espuma densa. Não use o detergente diretamente no sofá. Deixe agir por alguns minutos e retire a mistura com um pano limpo umedecido em água.

Para conservar o couro, você pode aplicar silicone líquido ou outro produto hidratante com uma flanela ou pano macio. O fabricante pode indicar quais os produtos mais apropriados.

Já para estofados de camurça, o ideal é utilizar apenas um pano macio levemente umedecido ou uma escova de cerdas bem macias. Se houver manchas e áreas mais sujas, use a mesma técnica da espuma de detergente neutro, deixe agir por alguns minutos e retire com um pano limpo.

Fonte: O Globo

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.