Saiba como limpar corretamente o liquidificador

Confira dicas de como deixar o aparelho sempre em ótimo estado

Deixar as peças todas montadas permite que o liquidificador não acumule poeira e fique mais fácil de limpar. (Foto: Reprodução/Shoptime)

Eletroportátil usado para preparar as mais variadas receitas, o liquidificador é um aparelho que precisa de cuidados específicos para que tenha uma vida útil longa. A seguir, confira dicas preparadas pelo Shoptime para higienizar o seu liquidificador de maneira correta e fazer com que ele funcione sem problemas por muitos e muitos anos.

– Antes de começar a limpeza de seu liquidificador, verifique se o cabo está fora da tomada para não correr o risco de se machucar com a lâmina caso aperte algum botão sem querer.

–  É importante deixar a base do aparelho, no qual fica a parte elétrica, longe da água. Para fazer a limpeza dela, basta passar um pano úmido e depois secar com outro pano seco.

– Se a sujeira estiver difícil de ser removida, use um pouco de detergente neutro ou até mesmo bicarbonato de sódio para limpar a base do liquidificador sem prejudicar o material dela.

– O ideal é não usar esponjas de aço para não arranhar e tirar o brilho do eletroportátil. Nas partes mais difíceis de alcançar com o pano, limpe com um cotonete e um pouquinho de álcool.

– Após cada utilização do aparelho, é necessário não deixar nenhum resto de comida no copo do liquidificador. Isso evita o aparecimento de bactérias e fungos que podem contaminar os alimentos.

– Para lavar as lâminas e o jarro, deixe-o encaixado na base, coloque um pouco de água com detergente neutro, ligue o liquidificador na tomada e aperte o botão pulsar/limpar.

– Se o seu modelo não tiver essas funções, a dica é tirar o jarro da base e esfregar as lâminas com muito cuidado usando uma esponja simples com detergente neutro e água. A tampa deve ser higienizada da mesma forma.

– Alguns modelos permitem desmontar e separar a lâmina do copo. Nesse caso, é bom deixar essas peças soltas de molho em água quente e bicarbonato de sódio. Dessa forma, as lâminas ficam brilhantes e livres de gorduras.

– Dá para limpar o jarro, a lâmina e a tampa na máquina de lavar de louças também. Só precisa fazer a primeira lavagem na pia para tirar a sujeira mais pesada.

– Depois de lavar e enxaguar, coloque as peças do liquidificador num escorredor para secar. Se o espaço da cozinha for pequeno e você quiser guardar o aparelho, passe um pano macio e seco na parte de fora do eletroportátil. Só tome cuidado na hora de passar o pano dentro do jarro, porque o tecido corre o risco de enroscar na lâmina e os fios ficarem presos.

– Por fim, deixe as peças todas montadas para que o liquidificador não acumule poeira e fique mais fácil de limpar.

Fonte: Casa & Jardim

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.