Rejunte: dicas de como limpar no pós-obra e de quais produtos não usar

Descubra como limpar o rejunte de forma adequada no pós-obra e como mantê-lo com um aspecto novo ao longo dos anos

O ambiente que tem rejunte deve ter uma boa ventilação para não criar mofo (Foto: Pexels / Monstera / CreativeCommons)

O rejunte é essencial para a vedação dos revestimentos, pois sem ele a área pode ficar úmida, levando à infiltração. Além disso, ele traz um acabamento uniforme para todo o material instalado. Contudo, é necessário ficar atento na limpeza pós-obra. Uma vez que a sujeira não é retirada da forma correta, pode acarretar na danificação do produto.

“Se não limparmos bem o rejunte, com o tempo, além de ele deixar o revestimento ‘feioso’, pode acumular mofo, tornando muito mais difícil a limpeza, e ele ainda pode acabar esfarelando”, revela a arquiteta Daniela Miranda, sócia do escritório MEMOÁ ARQUITETOS. Além disso, se o desgaste for muito grande, uma possível remoção deverá acontecer.

Existem algumas misturas caseiras que podem ajudar na limpeza pós-obra, como por exemplo o vinagre e o bicarbonato de sódio. De acordo com Miranda, o ideal é deixar o produto por 20 minutos agindo e depois esfregar com uma escova. O vinagre pode ir direto no rejunte e o bicarbonato deve ser misturado com a água.

O engenheiro civil Douglas Alexandre, sócio do escritório GG Arquitetura e Interiores, alerta que deve-se ter uma atenção redobrada com os porcelanatos, que podem manchar com vinagre de álcool ou água oxigenada. “É indicado testar em uma pequena parte que não comprometa o visual”, completa.

Pensando na manutenção do rejunte, Daniela explica que é recomendado aplicar um selador uma vez por ano, evitando, assim, que a sujeira grude. Outro fator a ser levado em consideração é a ventilação do ambiente, para evitar mofo.

Segundo Douglas, é importante lembrar que alguns produtos abrasivos e com algum tipo de pigmento não devem ser utilizados na limpeza, para não haver mudança na textura e na coloração do rejunte.

Fonte: Casa e Jardim

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *