Arrumar bem a mala não significa colocar todo “guarda-roupa” dentro dela, malas muito cheias ficam tão pesadas que não dá nem para carregá-las, é quase uma tarefa para o super homem. Uma mala organizada, sobra espaços extras para acomodar suas comprinhas da viagem e você não ficará no empenho de carregar várias delas com você. Não existem fórmulas para se arrumar malas, mas algumas dicas ajudam muito:
Sapatos e meias: Limite o número de sapatos a um par mais formal, um par confortável para andar e uma par de sandálias. Coloque as meias dentro dos sapatos, assim como as roupas de baixo e outras peças pequenas. Para proteger suas roupas, coloque seus sapatos dentro de saquinhos.
Agasalhos: em vez de levar um casaco pesado, opte por um casaco e um suéter mais leve que possam ser usados juntos. Leve o suéter com você em vez de colocá-los na mala (será bem útil no avião e em noites mais frescas).
Roupas: prefira roupas versáteis e peças coordenadas que formem combinações diferentes. Não leve roupas que requerem maiores cuidados e roupas que nunca usa. Tecidos naturais são mais frescos e sintéticos amassam menos (são bem práticos em viagens), para ganhar mais espaço na mala, faça rolinhos.
Jóias e acessórios: não leve jóias nem objetos de valor com você em suas viagens. Limite os acessórios a um cinto, poucos lenços e talvez duas gravatas.
Cosméticos e artigos de higiene: restrinja-se ao básico. Não leve embalagens grandes, exceto do protetor solar. É preferível passar para frascos menores produtos como xampus, hidratantes e perfumes. Verifique se o serviço do hotel inclui facilidades como secador de cabelos e ferro elétrico.
Truque para ganhar espaço na mala: guarde suas roupas em embalagens com fechamento à vácuo (space bags) dentro da mala, ficará super compacto e caberão mais coisas, só não se empolgue, pois isso não faz diminuir o peso dela.
Truque para desamassar suas roupas: Se você esqueceu de levar o ferro de passar roupas sem problemas, pendure a roupa amassada no banheiro para aproveitar o vapor do chuveiro. O vapor tende alisar o tecido. Não guarde a roupa em seguida, pois pode amarelar, deixe secar.
Se for viajar de avião, segundo a TAM, o limite de peso para voo nacional é de 23 kg no total e voo internacional é de duas malas até 32 kg cada (América do Norte e América do Sul) e 45kg em voos para a Europa.
Bagagem de mão
Faça lista do que colocar na bagagem de mão, pois muitas vezes a gente acaba esquecendo das coisas mais óbvias! A lista deve ter:
Confirmação de reservas, passagens e itinerários.
Passaporte e carteira de motorista.
Carteira e chaves (casa e carro).
Cartões de convênio médico.
Dinheiro, cartões de crédito, cheques de viagem.
Cartões telefônicos pré-pagos.
Óculos e lentes de contato com material de limpeza.
Receitas e medicamentos.
Máquina fotográfica e bateria.
Revista, livros, mapas e guias.
Cosméticos e artigos de higiene.
Agenda de endereços e telefones
Uma muda de roupa.
Se for viajar de avião, atenção:
Despache na mala objetos que possam ser considerados agressivos (facas, qualquer objeto de cortante, giletes, alicates de unha, tesoura, etc).
Evite enchê-las demais (máximo 5 kg por pessoa).
Para vôos internacionais, líquidos, géis ou aerosol e pastas devem ser conduzidos em um saco plástico tipo Zip (daqueles que servem para guardar alimentos no freezer) de até 20 cm x 20 cm (1 litro), apresentados na inspeção do raio-X separadamente da bagagem. Cada recipiente não pode exceder o volume de 100 ml.
Cosméticos em saco tipo Zap
Dica de ouro: Em vez de lotar as malas com lembranças locais, escreva um diário para registrar os melhores momentos de suas férias, tire fotografias ou compre cartões postais.
Fonte: Organize Sem Frescura.