Fogão e forno: dicas para uma limpeza completa

Cuidados simples no dia a dia e faxina periódica estão na lista para deixar fogão e forno sempre impecáveis

O ideal é limpar o fogão sempre após o uso para não acumular gordura e sujeira, o que facilita a faxina mais pesada (Foto: Freepik / CreativeCommons)

O fogão é um dos eletrodomésticos mais usados na cozinha, por isso a atenção deve ser redobrada com sua limpeza, já que está em contato constante com a gordura. O ideal é sempre limpá-lo após o uso para evitar o acúmulo de sujeira, mas nem sempre isso é possível. Assim, uma faxina periódica mais pesada é necessária. Confira as orientações de profissionais para deixa a tarefa mais fácil. 

Frequência

Segundo Ricardo Gadioli, gerente da categoria de fogões da Electrolux, a recomendação é limpar o equipamento após o preparo de refeições para que a sujeira não “grude” e se torne mais difícil de ser retirada. Porém, é importante separar um ou dois dias da semana para uma limpeza mais profunda na parte externa do aparelho e também dentro do forno. 

O que é proibido

Não use palhas de aço ou esponjas ásperas, nem produtos abrasivos. Também não se deve utilizar álcool, querosene ou outros produtos inflamáveis. “Um dos produtos mais famosos para a remoção de gordura é o removedor, mas ele também não é recomendado, já que se trata de um produto altamente tóxico por conter altas concentrações de benzeno”, afirma o geobiólogo Allan Lopes, CEO do HBC – Healthy Building Certificate, instituto que promove e certifica construções saudáveis no Brasil e nos EUA. Por isso, sua indicação é optar por receitas caseiras eficazes para desengordurar todos os cantinhos da cozinha, geralmente feitas com água, vinagre, bicarbonato de sódio e detergente neutro. 

Outra dica citada por Ricardo é não mergulhar as trempes e bocas ainda quentes (logo após o uso) em água fria, pois o choque térmico pode danificar a estrutura do material, fazendo com que reduza a vida útil das peças. 

Dica

Uma boa alternativa, segundo segundo o engenheiro civil Marcos Casado, diretor executivo do HBC – Healthy Building Certificate, é investir em produtos naturais e biodegradáveis. “Eles são produzidos, em sua maioria, a partir de plantas, não oferecem prejuízos à saúde, são sustentáveis e responsáveis com os impactos no ciclo produtivo no meio ambiente, que engloba desde as etapas de fabricação até a utilização em cada casa”, afirma.

Como limpar a mesa de inox, bocas e trempes

– Retire as grades e queimadores para lavá-los separadamente. 
– Caso essas peças estejam muito engorduradas, coloque-as de molho na água morna com vinagre e detergente para ajudar a remover a crosta de gordura. 
– Com um pano ou esponja macia com água, limpe a base do fogão fazendo movimentos leves.
– Se estiver engordurado, coloque um pouco da solução com vinagre e detergente.
– Também é possível usar um pouco de água e sabão neutro diluído em água. 
– Para gorduras mais difíceis de serem removidas, deixe a superfície de “molho” por alguns minutos.
– Por fim, passe um pano para secar a superfície do fogão. 

Como limpar a mesa de vidro

– Limpe com água morna e detergente e passe uma esponja macia ou pano limpo por toda mesa de vidro, inclusive nos queimadores, que costumam acumular um pouco mais de sujeira.
– É importante fazer a limpeza dos queimadores, pois crostas e restos de alimentos parados ali podem prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico e obstruir a saída de gás.
– Depois de limpá-los, certifique-se de que nenhum material (líquido ou sólido) tenha caído dentro do queimador, o que pode desregular a chama.
– Por fim, recoloque-os no lugar, verifique se estão bem encaixados e acenda os queimadores por 1 minuto, para garantir a secagem das peças.
– Ao final da limpeza, também passe um pano seco e macio sobre o eletrodoméstico.

Como limpar internamente o forno

A limpeza do forno precisa ser feita de forma atenciosa, pelo fato de muitas vezes não ficar tão evidente dentro do aparelho. Ricardo sugere uma receita caseira para ajudar na tarefa: 

1 xícara de vinagre branco;
1 xícara de água;
2 colheres de bicarbonato de sódio;
detergente neutro;
1 esponja;
papel toalha;
forma de alumínio ou vidro.

Com a mistura pronta, proceda da seguinte maneira: 

– Com o forno desligado da tomada, retire todas as peças.
– Coloque a mistura sobre a parte macia da esponja.
– Passe a mistura no forno, tome cuidado para que a solução não caia nas frestas.
– Em seguida, coloque parte da mistura na forma e a deixe dentro do forno.
– Ligue o forno e deixe a solução ferver à temperatura de 180 °C por aproximadamente 40 minutos.
– Feito isso, retire a forma e esfregue o forno ainda morno com detergente no lado macio da esponja.
– Por fim, umedeça o papel toalha com um pouco de detergente e passe por todo interior. 

Como limpar porta do forno espelhada

– A limpeza deve ser feita com pano úmido, água e detergente neutro.
– Não use produtos à base de cloro, querosene, gasolina, solventes, removedores, ácidos, vinagres, suco de limão, produtos químicos ou abrasivos, pois podem causar manchas e não são cobertos pela garantia do eletrodoméstico. 

Fonte: Casa e Jardim

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.