Dicas para limpar e organizar a geladeira

Os cuidados com o eletrodoméstico são fundamentais, pois também estão relacionados ao armazenamento de alimentos

Dicas para limpar e organizar a geladeira (Foto: Getty Images)

A cozinha é o coração da casa e, por diversas vezes, já disse que ela precisa ser organizada de acordo com as necessidades de cada morador. Essa preocupação é fundamental porque ajuda a otimizar o tempo quando você precisa de algum utensílio no dia a dia.

O cuidado com o armazenamento dos alimentos não é apenas uma questão de organização como também economia doméstica. Além disso, muita gente não sabe que a organização e higienização da geladeira tem a ver com saúde.

Sabe porque? Geralmente, as pessoas colocam potes dentro da geladeira com intuito de conservar os alimentos. Mas, quase sempre, esquecem de identificar os itens e seus respectivos prazos de validade.

Outro detalhe importante: leite, ovos e iogurtes não podem ficar na porta da geladeira, pois sofrem variações de temperatura. Também deve-se salientar que o eletrodoméstico tem uma capacidade, que ao ser ultrapassada, prejudica o funcionamento da geladeira.

Como organização e higiene caminham juntas, para melhor esclarecer os cuidados com a limpeza do refrigerador, trouxe minha amiga Valquíria Serafim, que trabalha com gestão residencial e governança temporária, para indicar como manter a geladeira sempre em ordem. Confira!

Higienização

A recomendação é que você retire tudo e veja o que ainda está em condições de consumo (validade). De acordo com a especialista, a limpeza do eletrodoméstico com detergente pode acontecer quinzenalmente. Porém, uma vez por semana, use uma solução de 500 ml de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para higienizar.

Essa diluição impede a proliferação das bactérias e é indicada a aplicação antes do reabastecimento. Para aproveitar o momento, você pode fazer a lista de compras durante o processo!

Já no freezer, a limpeza pode ser feita a cada trinta dias, mas esse intervalo pode ser menor caso veja a necessidade (cheiro de peixes ou até mesmo o vazamento de algum resíduo de alimentos preparados).

Para limpeza externa da sua geladeira, uitilze 500 ml de água, uma colher de sopa de detergente neutro e duas colheres de álcool.

Como retirar odores da geladeira

Muitas pessoas perguntam receitas para tirar o cheiro da geladeira, mas isso só acontece quando não se tem uma manutenção periódica. No entanto, uma opção é o carvão ativo, que possui moléculas capazes de absorver odores indesejados e é vendido em supermercados.

Conservação

A sugestão de Valquiria é que, após comprar legumes e frutas que normalmente vêm com embalagens descartáveis, você substitua os saquinhos por itens apropriados para geladeira. Alguns exemplos são os sacos de zip ou de tule, que ajudam na otimização de espaço e conservação.

Ademais, vale citar que lavar frutas e legumes para guardar na geladeira faz com que apodreçam mais rápido!

Quanto aos alimentos preparados, dê preferência aos recipientes de vidro. Se for algo como molho de tomate, por exemplo, antes de tampar, coloque um papel filme para que a tampa não manche.

Aplicando essas dicas, você terá uma geladeira saudável e organizada!

Fonte: Casa Vogue

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.