Dicas para facilitar a limpeza da casa pós-festas

Segundo especialistas, o processo de higienização deve começar muito antes da celebração terminar

Dicas para facilitar a limpeza da casa pós-festas (Foto: Getty Images)

Nada melhor do que reunir família e amigos em uma confraternização, não é mesmo?  Quem recebe convidados em casa, normalmente, se preocupa com a faxina prévia para deixar tudo em ordem e proporcionar uma experiência mais agradável aos entes queridos. Porém, depois da comemoração, a morada precisa de uma limpeza poderosa para organizar os ambientes e eliminar a bagunça.

Para a influenciadora e especialista em cuidados com o lar, Joelma Lima, o processo de higienização pode começar durante a festa, para simplificar a tarefa posterior. “Esse tipo de evento costuma juntar bastante gente e, consequentemente, muita sujeira. Por isso, o ideal é ir limpando e organizando aos poucos, ao invés de acumular tudo para o final da festa, o que torna a vida dos anfitriões mais exaustiva”, indica.

Sendo assim, você pode contar com a ajuda de familiares para lavar a louça ao longo da celebração, jogar o lixo no cesto ao invés de acumular em superfícies e guardar o que não está sendo utilizado. “Mesmo em meio a festa, é preciso manter a organização. Comeu? Lave os pratos e talheres, assim eles estarão limpos para uma segunda rodada e não será necessário sujar outras louças. Vai servir a sobremesa? Guarde tudo o que não será usado antes de colocar os doces na mesa. Caiu algo no chão? Limpe de imediato. Além disso, coloque as lixeiras em pontos estratégicos e fique de olho se os sacos de lixo estão cheios”, aconselha a parceira da marca Bettanin.

Dicas para a limpeza pós-festas

O engenheiro agrônomo e diarista, Humberto Celanti, afirma que banheiro, cozinha e área gourmet são os espaços que costumam ficar mais sujos depois das festividades. Aqui, nós já te ensinamos como limpar o banheiro e desengordurar o chão da cozinha.

Assim como citamos anteriormente, vale mobilizar os outros moradores da residência para montar uma força-tarefa na hora de limpar esses lugares. “Distribua as atividades e mantenha o engajamento na função. Assim, em menos de duas horas, tudo vai estar impecável, sem ninguém se sobrecarregar”, ressalta.

Para diminuir o tempo gasto com a faxina, invista em produtos eficazes e que, provavelmente, você já tem em casa: “Esteja munido de bons panos, rodo, balde, esfregão, detergente, desengordurante e um limpador perfumado para o piso”, lista Humberto.

Se você optou por fazer um churrasco, Joelma Lima orienta que a higienização ocorra assim que o evento terminar, evitando que os resíduos grudem na superfície. “Quando você limpa o item logo após o uso, utilizando produtos próprios (que tenham a capacidade de dissolver a gordura que fica na churrasqueira), a tarefa não será árdua e tudo ficará limpinho para o próximo uso”, finaliza a influenciadora.

Fonte: Casa Vogue

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.