Dicas para deixar a casa cheirosa por mais tempo

Especialistas deram dicas de limpeza e essências que combinam com cada ambiente da casa

Como deixar a casa cheirosa por mais tempo (Foto: Getty Images)

Manter a residência limpa traz aquela sensação de paz e satisfação em muitas pessoas. Chegar em casa e se deparar com um ambiente organizado, que exala um aroma agradável, torna a nossa relação com a morada ainda mais especial e tende  melhorar as nossas vivências no lugar.

Mas você sabia que alguns cômodos tendem a perder o cheirinho de limpeza mais rapidamente? Isso costuma acontecer na cozinha e no banheiro, como explica a personal organizer Juliana Faria, fundadora da Yru Organizer. “Talvez, isso se deva ao uso constante da cozinha e ao preparo de alimentos, que possuem odores característicos que tomam conta do lugar. Quanto ao banheiro, a perda do perfume acontece pelas funções que ele exerce no dia a dia”, afirma.

Para reverter essa situação, a especialista recomenda que você mantenha a faxina em dia e coloque um pedacinho de algodão embebido em óleo essencial ou em essências de limpeza dentro do reservatório de lixo. “Além disso, é válido colocar algumas gotinhas de essência na parte de dentro do rolo de papel higiênico. Como ele é feito de papel, o aroma será absorvido e o banheiro ficará perfumado”, destaca.

Dicas para propagar os aromas

A especialista sugere que você invista em difusores de tomada, varetinhas, velas aromáticas ou difusores tradicionais para que o cheiro que você gosta se espalhe pelos cantinhos do lar. “Quando se tratar de um spray, você pode espirrá-lo em algum tecido, o que ajuda o odor  perdurar”, afirma.

Aroma para cada ambiente da casa


home expert Flávia Ferrari listou algumas opções de aromas para deixar todos os ambientes da casa perfumados. Confira a seguir!

1. Cozinha

Laranja

O cheiro doce e cítrico da laranja, alivia tensões, estimula o apetite e favorece as interações, afinal. Aliás, você pode fazer seu aromatizador caseiro de laranja. Basta encher uma panela com água, misturar as laranjas, cravo e anis estrelado, o cheirinho fica ótimo!

Citronela

“A citronela também é muito indicada para aromatizar a cozinha! Além de estimulante e revitalizante, a citronela ainda ajuda a espantar as moscas do cômodo, afinal, ninguém merece aquela mosca incomodando durante a refeição”, diz Flávia.

Cravo

“Ele também é estimulante e revitalizante, e se combinado com a laranja ou o limão, vai repelir todos os insetos. Fácil assim!”

Eucalipto ou Pinho

Esses aromas são antissépticos e desodorizantes. Ou seja, eles deixam tudo limpinho e higienizado.

Canela

“Já a canela, é perfeita para tirar o cheiro de gordura da cozinha. Assim, é só colocar a canela em pó em uma frigideira e aquecer durante ou depois da fritura, depois, é só dar adeus ao cheiro de gordura”, ensina a especialista.

2. Sala

Alecrim

O alecrim estimula a memória e a concentração, uma ótima escolha para assistir àquele filme que precisa de mais atenção. Aliás, ele também tem propriedades antidepressivas, vai fazer bem para o corpo e alma. Vale usar alecrim seco, fresco ou essência.

Canela

“A canela não vai bem só na cozinha, não, viu? Como ela tem propriedades estimulantes, promove a interação na casa e é perfeito para o momento de convivência em família.”

Eucalipto

O eucalipto vai muito bem na sala também. Se você estiver usando este cômodo como home office, então, não deixe de usar o eucalipto como aromatizador, já que ele estimula a concentração.

Tangerina

E então, quer melhorar o clima da residência e deixar o astral lá em cima? Aposte na tangerina! Ela promove a alegria, o bem-estar e e favvorece as energias positivas.

3. Quarto

Lavanda

A lavanda é muito conhecida por seu poder relaxante, por isso, é perfeita para o quarto, principalmente, para a hora de dormir. Você pode usar tanto as flores de lavanda frescas, secas, em forma de essência, ou até mesmo, os produtos de limpeza com esse aroma.
No caso do óleo essencial, você pode colocar algumas gotas no seu travesseiro e garantir uma boa noite de sono.

Manjerona

A manjerona combina muito com a lavanda! Você pode fazer uma mistura com essas duas plantas e deixar seu quarto, um paraíso do relaxamento.

Camomila romana

“O chá de camomila sempre foi muito famoso por seu poder relaxante, o mesmo vale para o cheiro dessa flor. Ela além tranquilizar, também ativa as percepções, uma ótima sugestão para quem gosta de sonhar bastante e prestar atenção na mensagem dos sonhos”, detalha Flávia.

Canela

Agora, se você quiser deixar o quarto mais sensual para um momento especial, invista na canela! “Ela é um afrodisíaco natural e aquece o ambiente.”

Ylang ylang

“Essa plantinha de nome diferente, também é muito indicada para criar aquele clima especial, tendo em vista que ela também é exótica e afrodisíaca”, explica Flávia Ferrari.

4. Banheiro

Pinho, limão e eucalipto

Você pode apostar em qualquer uma dessas fragrâncias no banheiro, pois todas são antissépticas e tem um cheirinho muito refrescante e agradável.

Tea Tree ou melaleuca

“Essa plantinha é poderosa! Além de antisséptica, ela também é antifúngica, e antibactericida, ou seja, é perfeita para a limpeza do banheiro!”

Dica para eliminar o cheiro de mofo

Para solucionar esse problema, Flávia Ferrari recomenda que você investigue o foco do mofo na sua casa. “É por conta de algum vazamento? Neste caso, você precisa consertar isso primeiro, se não, o mofo sempre vai voltar”, orienta.

Todavia, se o problema for gerado apenas pela umidade do ambiente, você vai precisar de um ingrediente só para acabar com ele: vinagre de álcool. “Basta limpar as paredes com vinagre de álcool puro ou, então, usar a mistura de partes iguais de álcool e vinagre. Eu juro que o cheiro sai”, ressalta a home expert.

Por outro lado, se o cheiro estiver dentro de um armário, você tem que colocar uma bacia com vinagre dentro dele e deixar por 24 horas. “Depois, use o vinagre para limpar as paredes do móvel e o cheiro vai embora”, afirma Flávia.

Fonte: Casa Vogue

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.