Dicas importantes de como limpar piso de madeira

Sua casa tem piso de madeira? Então descubra de uma vez por todas como limpar ele corretamente e deixá-lo brilhando

Aprenda a forma correta de limpar o piso de madeira

Limpar o chão é uma das principais etapas para uma casa brilhando! Porém, essa tarefa pode ser um pouco mais complicada do que parece. Isso porque cada tipo de piso pede por uma limpeza diferente, sendo que nem todos os métodos vão funcionar para todos os materiais. E, no caso do piso de madeira isso não é diferente.

Nesse sentido, é preciso saber o que pode ou não ser feito na hora de limpar o chão de madeira da sua casa, senão o material pode acabar ficando manchado, feio ou prejudicado. Além disso, entender a forma certa de limpar ainda pode te ajudar a tornar a faxina mais rápida e economizar um bom tempo, viu? Veja a seguir as dicas para a limpeza do piso de madeira sempre em dia:

O que não fazer na hora de limpar piso de madeira:

O principal erro na hora de limpar o chão de madeira é jogar água diretamente no piso, o que pode fazer o material encharcar e prejudicá-lo. A cera também é um produto para tomar cuidado, por isso, sempre verifique se a madeira do seu piso pode receber a aplicação desse material.

Outro cuidado importante é não utilizar produtos altamente abrasivos, como esponjas de aço ou água sanitária, já que podem acabar tendo efeito contrário ao desejado, deixando riscos no chão e fazendo com que ele perca o brilho. Por isso, produtos à base de silicone também devem ser evitados, tudo bem?

Forma correta de limpar:

Mas se não é recomendável simplesmente jogar água no piso de madeira, como é a forma correta de limpá-lo? Primeiramente, é importante fazer essa limpeza com bastante frequência, para que a sujeira não se acumule muito. Então, se você tiver como, é bom separar um tempinho de cada dia para essa tarefa.

Nessa faxina do dia a dia, que pode ser mais simples, o indicado é usar uma vassoura ou um aspirador de pó para tirar o excesso de poeira e, depois, passar um pano úmido com produtos específicos para chão de madeira. Lembre-se de tomar cuidado para não passar muito produto no chão nesse momento e sempre passe um pano seco e macio no fim para deixá-lo o mais seco possível.

Já no final de semana, você pode usar também um desinfetante, sempre diluído da forma indicada na embalagem do produto. Desse jeito, você vai conseguir fazer uma faxina mais caprichada seguindo as mesmas etapas da limpeza do dia a dia.

Manchas específicas:

Por fim, alguns outros produtos podem ser utilizados no caso de manchas específicas que podem surgir no piso. Para retirar manchas de vinho ou café, por exemplo, pode ser usada uma solução de partes iguais de água morna e álcool, que deve ser aplicada com um pano apenas na área manchada.

Já no caso de manchas de gordura, o indicado é utilizar detergente desengordurante puro e depois removê-lo com um pano úmido (não se esqueça de secar o piso no final).

Fonte: Terra

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.