Dicas de limpeza e organização para quem tem pet em casa

Pode ser difícil manter os cômodos em ordem com os peludinhos soltos por aí

Gato e cachorro lado a lado

Nós sabemos que os pais de pet possuem um amor incondicional pelos seus amigos de quatro patas. Porém, também sabemos que eles não ajudam muito na organização e limpeza da casa. Seja porque soltam muito pelo, possuem muitos brinquedos, ou precisam do tapetinho higiênico em alguns pontos estratégicos.

Entrar em casa e ver a sua bagunça e a do seu pet pode causar ainda mais estresse e, para evitar isso, conversamos com a personal organizer Ingrid Lisboa que deu dicas de milhões para o seu espaço estar sempre arrumado, mesmo com um animal de estimação correndo e brincando por todos os cômodos.

Não acumule sujeira

O recomendado, para quem tem pet em casa, é aspirar o chão pelo menos duas ou três vezes por semana, especialmente se o seu solta muito pelo. Usar uma vassoura também é uma opção, mas menos eficiente e mais trabalhosa para a retirada desta sujeita.

Atenção: Se o seu aspirador de pó possui um bocal pet, utilize-o sempre na limpeza. O acessório facilita a retirada de pelos com sucção de alta performance.

Lembre-se de focar nos sofás e camas

Se você costuma deixar seu animal de estimação ficar no sofá e na sua cama, faça uso de um rolo tira pelos. Você pode passar nas almofadas e roupas também. Opte pelos modelos grandes e laváveis.

Higienize os acessórios dos pets

Lave potes de água e comida semanalmente, se livrando das bactérias e restos de alimentos. Faça isso usando água morna e detergente para desengordurar. Se achar necessário uma higienização profunda, deixe 10 minutos em solução de 1 L de água para 250 ml de água sanitária.

Limpe diariamente o chão no entorno dos tapetes higiênicos dos cachorros. E, quando o assunto é brinquedos, lave os feitos de plásticos com detergente e os de pelúcia na máquina de lavar roupas, no ciclo de peças delicadas. Não coloque amaciante, pois os animais podem ter reações alérgica.

Do meu mesmo que os pertences dos humanos requerem uma organização para ter uma casa arrumada, os dos pets também. A melhor forma de fazer isso é investindo em um cesto, proporcional ao tamanho do pet, para colocar os brinquedos. Assim ele sempre pode ir lá escolher com qual ele quer brincar.

A área do xixi e do cocô merece atenção diária

O lugar em que o seu animal de estimação faz as suas necessidades pode ser um incômodo grande. Em um apartamento pequeno, por exemplo, ele pode acabar sendo posicionado na área social. Para que isso não atrapalhe o seu dia a dia, sempre tenha em mãos uma solução de 500 ml de água para 150 ml de vinagre de álcool para limpar a área e afastar odores indesejados.

Após limpar o chão com água e detergente, passe a solução para tirar o cheiro forte e depois seque com um pano limpo.

Fonte: Terra

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.