Dê adeus ao chão encardido: dicas para uma limpeza pesada

Confira como limpar um piso sujo e deixá-lo brilhando

Dê adeus ao chão encardido: dicas para uma limpeza pesada

Enquanto alguns pisos ficam brilhando facilmente depois de uma passada de pano, o chão encardido pode ser um problema realmente difícil de resolver. Porém, existem algumas dicas que tornam o processo mais tranquilo.

Para orientar as melhores formas de limpar o chão, Renata Mesquita, diarista há 5 anos em Curitiba, conta quais devem ser as primeiras observações.

“Primeiro tem que identificar o tipo de piso e o grau de sujidade. Porque existem pisos quentes e pisos frios. Se a gente for limpar, por exemplo, um piso frio que está encardido, pode ser que produtos de mercado não sejam o suficiente e nem uma única limpeza.”, exemplifica Renata.

Tendo compreendido o tipo de piso, o material de que é feito e a quantia de sujeira, vamos para as dicas!

Dicas de limpeza pesada no chão

Use água sanitária
Em alguns casos, em pisos frios e de materiais mais resistentes, a água sanitária pode ser uma excelente opção para remover as sujeiras e manchas mais persistentes.
Porém, quando manusear o produto, é preciso ter cuidado para não tocar ou respirar diretamente. Além disso, use roupas que possam correr o risco de serem desbotadas.

Rodos são mais efetivos para tirar a sujeira
Apesar de estarmos acostumados a passar pano no chão, Renata conta que os panos acabam apenas empurrando a sujeira de um lado para o outro, sem efetivamente removê-las.
O recomendado, então, é passar um pano molhado e depois o rodo, que será mais eficiente na remoção das sujeiras. Para finalizar, passe um outro pano para secar e deixar brilhando.

Misturas caseiras
Algumas misturas caseiras também são excelentes aliadas na batalha contra as sujeiras mais insistentes. No geral, bicarbonato de sódio e vinagre branco são bons ingredientes para ter ao seu lado na hora da faxina pesada.
Para rejuntes, por exemplo, tente fazer uma mistura de bicarbonato com água morna e passe no chão com o auxílio de um pano ou escova de limpeza.

Lavadoras de alta pressão
Quando o piso de uma área externa está muito sujo, não dá para apenas deixar o produto agir e passar um pano. É preciso bastante esforço e dedicação, esfregando as sujeiras impregnadas com esponja ou escovinha.
Porém, existe um jeito mais fácil e prático de tirar as cracas do chão: as lavadoras de alta pressão. Elas permitem uma limpeza rápida e com bem menos esforço.

Fonte: Gshow

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.