Cozinha: aprenda como limpar seu forno elétrico

Melhor dica é manter uma rotina de limpeza com esponja macia e detergente neutro para não deixar o eletrodoméstico engordurar demais por dentro

Cozinha: aprenda como limpar seu forno elétrico

Um forno elétrico pode ser um ajudante muito eficiente e prático na cozinha. Mas ele precisa de alguns cuidados e manutenção para seguir funcionando corretamente, e uma rotina de limpeza é parte importante. Por isso, o Shoptime tem algumas dicas para você manter seu forno elétrico sempre limpo.

Seja o seu forno elétrico um equipamento de bancada, de embutir ou portátil, a primeira coisa a fazer é consultar o manual de instruções e conferir as dicas do fabricante para a manutenção e a limpeza. Isso é essencial em razão dos diferentes materiais que as marcas utilizam no revestimento dos eletrodomésticos.

Com isso em mente, temos algumas dicas gerais para a limpeza. Antes de mais nada, certifique-se que o forno está desligado da tomada e totalmente frio.

Retire as grelhas e prateleiras e lave-as na pia com esponja macia e detergente neutro.

Em seguida, utilize o lado mais macio da esponja para atacar o interior do forno. Molhe a esponja, retire o excesso de água, pingue algumas gotas de detergente e esfregue suavemente as paredes, o teto e a base do equipamento. Depois de retirar a sujeira e os respingos de alimentos, seque com papel toalha.

Se você não mantinha uma rotina de limpeza e o forno estiver muito sujo, faça um processo mais forte. Prepare uma mistura com 2 colheres cheias de bicarbonato de sódio, 1 xícara de vinagre e 1 xícara de água morna. Coloque essa solução em uma assadeira e ligue o forno a 180ºC por 20 minutos.

Em seguida, deixe esfriar, retire a assadeira e volte a esfregar o interior do forno com esponja macia com um pouquinho de detergente ou com um produto desengordurante. Apenas tenha cuidado com produtos em spray, para não deixar escorrer líquido para dentro do equipamento. Depois, seque com papel toalha ou um pano limpo.

Para limpar o vidro do forno, você pode utilizar um produto desengordurante da sua escolha ou fazer uma mistura caseira de 2 colheres de bicarbonato de sódio com água morna.

Cubra os buracos da tampa, como parafusos e encaixes do vidro, espalhe essa pasta e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, esfregue com cuidado com uma esponja macia. Retire o excesso com papel toalha e finalize com um pano macio, com algumas gotinhas de álcool.

Lado externo

Para a limpeza externa do forno elétrico, é preciso cuidado para não riscar o material. Evite produtos desengordurantes, água sanitária, com cloro ou álcool.

Para eletrodoméstico de inox, vidro ou com acabamento brilhante, use apenas uma mistura de água com algumas gotinhas de detergente neutro, aplicando com um pano de microfibra. Depois, seque com um pano macio e limpo.

Outra dica é fazer uma mistura de três partes de vinagre branco para uma de água, que pode ser borrifada em um pano ou molhando um tecido macio.

O ideal é limpar com o pano macio de forma circular ou seguindo a direção das fibras do inox, para equipamentos de aço escovado.

Para limpar fornos brancos manchados, limpe com água e sabão e seque com pano macio. Depois, espalhe delicadamente uma pastinha de bicarbonato de sódio e água sobre as manchas e deixe agir por cerca de 15 minutos. Remova com um pano úmido e seque novamente.

Fonte: O Globo

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.