Como organizar a casa: dicas para manter o lar sempre em ordem!

Confira as sugestões para manter tudo em ordem e facilitar a rotina de limpeza, de organização e de manutenção do lar e seus objetos!

Deve-se evitar o acúmulo da bagunça, uma vez que ao procrastinar, as situações aumentam em uma proporção que pode causar preguiça na hora de começar a organizar (Foto: Pexels / RODNAE Productions / CreativeCommons)

Home office, pandemia e todo mundo em um só lar. O fato de passarmos mais tempo em casa mudou consideravelmente a nossa relação com a casa. O resultado? A família inteira comendo, trabalhando, estudando, bagunçando e dividindo o mesmo espaço. A sensação que se tem é de que tudo “virou de cabeça para baixo”.

Dado o cenário, reunimos diversas dicas para te ajudar a manter seu lar em ótimo estado com o apoio de todos os membros da família. Siga as orientações das organizers Aline Oliveira e Bruna Calejon e retome o bem-estar e a tranquilidade com uma vida mais organizada:

Quais hábitos podem ajudar?

Separar alguns minutos do seu dia para manter a organização é uma forma simples e rápida de não deixar a bagunça se alojar nos cômodos e perder o controle de tudo.

De acordo com a organizer Aline Oliveira, sócia-fundadora da Oliva Organizer, deve-se evitar o acúmulo da bagunça, uma vez que ao procrastinar, as situações aumentam em uma proporção que pode causar preguiça na hora de começar a organizar.

“Minha recomendação é que todos os dias o morador crie o hábito de passar em todos os ambientes da casa e vá retirando itens que estejam espalhados. Por exemplo, o livro que você leu na sala e ficou jogado em cima do sofá. Pegue-o e guarde-o no local onde costuma armazená-lo”, explica.

Dicas para cada ambiente

A organizer Bruna Calejon, que trabalha na organização da casa da cantora Lauana Prado, separou algumas dicas para cada ambiente. Confira:

1. Para os quartos, mantenha sempre a regra: não saia de casa sem arrumar a cama. No caso das roupas, cabe ter a seguinte disciplina: usou e vai repetir, guarde; sujou; coloque direto no cesto de roupa suja – isso evita que as roupas fiquem espalhadas pelo quarto sem distinção de limpas e sujas;

2. Na cozinha, após as refeições, recolha toda a louça e faça o possível para lavar em seguida. Se o seu tempo for curto, deixe ela escorrendo e guarde no final do dia – isso evitará que elas fiquem sujas e se acumulem para o próximo dia;

3. Nos banheiros, roupa suja direto no cesto. Se tomou banho, estenda a toalha em um local arejado.

Como otimizar o espaço?

Existem vários produtos no mercado para nos auxiliar na otimização dos espaços da casa, assim como técnicas e dobras específicas que podem aumentar de forma considerável o espaço dos armários e trazer mais praticidade.

Segundo Aline, a melhor forma de otimizar o espaço, em primeiro lugar, é fazer uma seleção de tudo o que você possui e avaliar se realmente é necessário para você e sua família. “O que não se usa há mais de seis meses ou um ano, provavelmente, já não é mais essencial. Desapegar é a forma mais correta e necessária para otimizar espaços”, comenta.

Depois dessa triagem, há ainda um volume significativo de objetos. O ideal é partir para o auxílio de produtos organizadores. A organizer diz que é bom manter a calma com relação aos produtos organizadores, pois, na maioria das vezes, são comprados cestos e caixas que, em vez de ajudar, bagunçam ainda mais.

“Uma dica ótima é você fazer uma caixa de itens de inverno e de verão. Ou seja, uma caixa para cachecóis, luvas, toucas, roupas térmicas… São itens volumosos, que ocupam espaço e são pouco usados. Concentre-as em um único lugar. Assim, a gaveta poderá ser usada com objetos triviais do seu dia a dia. A mesma regra serve para as peças de verão, como saídas de praia, biquínis e viseiras”, explica Aline.

Para organizar roupas, como casacos pesados, podemos usar sacos a vácuo para reduzir o volume e conseguir guardá-los. Já para a cozinha, há os aramados, que funcionam como prateleiras extras e possibilitam um ganho na altura dos nichos, além de servirem como suporte para formas e frigideiras e evitam o empilhamento, o que contribui na hora do uso desses utensílios.

Objetos que auxiliam na organização

Bruna afirma que, sem dúvida, as colmeias organizadoras para gavetas, que delimitam espaço e trazem uma visão ampla da gaveta, são um dos principais objetos que ajudam na organização. Cabides corretos para cada tipo de roupa, caixas organizadoras, assim como inúmeros organizadores disponíveis no mercado também são opções recomendadas pela organizer.

Calendário ideal de organização: diário, semanal, mensal e semestral

Vale ainda planejar quais as tarefas que precisam ser realizadas com mais e menos frequência na rotina da casa. Abaixo, algumas indicações das profissionais:
 
– Diariamente: manutenção da organização da rotina, sem deixar objetos fora dos seus devidos lugares;
– Semanalmente: guardar roupas lavadas e passadas, e compras de supermercado;
– Semestralmente: limpeza interna dos armários e possíveis ajustes na organização.

Fonte: Casa e Jardim

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *