Como limpar panela queimada? Confira as melhores dicas

Descubra agora 7 formas diferentes para limpar panelas queimada.

Para muitas pessoas, a cozinha pode ser um lugar misterioso. Para se dar bem nesse ambiente, muitas vezes, você precisa saber alguns macetes e truques — tanto para cozinhar quanto para limpar a bagunça depois. Um dos grandes problemas da cozinha é quando a comida queima, não só pela comida em si, mas também pela panela. Afinal, qual é a melhor forma para limpar aquela parte queimada da panela? Para ajudar, fizemos uma lista com 7 dicas de como limpar uma panela queimada.

Como limpar panela queimada? Confira as melhores dicas

1. Vinagre Branco

Para limpar o queimado de uma panela de aço inox coloque o vinagre branco na panela e ferva por 5 minutos. Deixe esfriar normalmente. Com uma esponja ou uma escova, esfregue a área queimada. Cuidado com materiais muito abrasivos nas panelas, pois elas podem soltar substâncias tóxicas, então, mesmo que precise esfregar, tenha preferência pelo lado macio da esponja.

2. Bicarbonato

Outra maneira de limpar a panela de aço inox é com bicarbonato de sódio. Dissolva uma colher de bicarbonato em um litro de água, passe a mistura por toda a panela e lave-a em seguida. Para retirar possíveis manchas, utilize um pano umedecido com álcool etílico.

3. Detergente

A forma mais comum de tirar o queimado de panela e, provavelmente, a mais conhecida é utilizar o detergente. Para isso, basta cobrir o fundo queimado da panela com água quente e detergente. Em seguida, tampe a panela e ferva em fogo baixo. Quando a água começar a borbulhar, desligue e espere esfriar. Depois, esfregue as crostas do queimado com uma escova, de preferência.

4. Limão

Outra técnica para limpar panela de inox é com limão. Esprema 1 ou 2 limões e deixe por alguns minutos. A crosta queimada irá desgrudar do fundo da panela com o tempo. Depois é só lavar normalmente. 

5. Água e sal

Para utiliza a água e o sal para tirar os queimados das panelas, coloque água na panela até cobrir totalmente a mancha e acrescente duas colheres de sal de cozinha. Ferva por alguns minutos, e depois de esfriar, esfregue o fundo com uma esponja na área queimada. Então, lave a panela normalmente.

6. Refrigerante

Sim, por mais estranho que possa parecer, refrigerante também pode te ajudar na limpeza. Para panelas com pouco resíduo de queimado, coloque algum refrigerante do tipo cola e aqueça no fogão. Após esfriar, passe a esponja para retirar toda a sujeira.

7. Amônia

Para manchas de queimados grandes, você pode utilizar produtos à base de amônia. Tome cuidado com soluções fortes.

Fonte: Seleções

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *