As mulheres são viciadas em esmaltes. Compram diversos, com várias cores, apostam na moda do momento e muitas fazem a própria unha. Nesse momento é que pode-se surgir uma certa irritação e principalmente quando tiver que limpar os cantos das unhas e utilizar o pau de laranjeira. O que mais ocorre é passar esse pauzinho ao redor e errar o curso riscando e borrando a pintura da unha que já foi feita. Se isso ocorrer o provável é ter que tirar o esmalte e passar novamente, se não for possível consertar. Para que essas situações sejam evitadas, há recursos caseiros e fáceis tornando o jeito de produzir nas suas unhas. Como limpar esmalte?
Proteção de vaselina e óleos
Os esmaltes mais escuros fazem uma bagunça no momento de fazer as unhas e principalmente no momento de limpar. Os borrões são reduzidos quando você protege suas unhas antes de pintá-las com uma proteção para que o esmalte não tenha contato com sua pele. Utilizando o pauzinho ou um cotonete ajuda a adicionar a vaselina ao redor da unhas para que o esmalte não grude e a limpeza se torna bastante fácil. Além de hidratar as suas cutículas promovendo uma diferença enorme no aspecto das unhas.
Após passar a vaselina e antes de começar a limpar, veja se a superfície das suas unhas estão bem limpas e sem resíduos da vaselina, caso permaneçam, isso pode prejudicar o momento de fixação do esmalte. Após passar o esmalte nas unhas, passe vaselina também no pauzinho e com isso não corre o risco dele “se prender” quando for passar entre cutícula e unha.
Sem borrões com cola branca
A cola branca é outra opção para limpar as unhas com facilidade. Passar a cola nos cantinhos antes da pintura das unhas ajuda a remover facilmente o excesso. Deixe a cola secar antes de pintar as unhas, e quando for pintá-las, retire a cola com a ajuda do pauzinho. Ela sairá de forma rápida já que estará seca e com isso o esmalte que ficou por cima dela, também sairá.
Retirando o excesso de esmalte
Você deve fazer a sua unha e retirar o excesso do esmalte passando o pauzinho de laranjeira na superfície próxima da mão. Mas há uma forma mais simples de limpar o excesso, evitando que você tenha que limpar o local depois de pintar as unhas. Ás vezes o algodão pode grudar no esmalte, ou você ficará com a mão suja até o esmalte secar, para depois retirá-lo. Para isso basta utilizar uma fita crepe no mesmo local que você passa o pauzinho para retirar o excesso ou pregar um guardanapo. Isso ajuda no momento da finalização, já que são descartáveis.
Fonte: Dicas de Limpeza