Os discos de vinil, fabricados para reproduzir música, são feitos de um material plástico com o mesmo nome: vinil. O vinil é um derivado do PVC. No disco são gravados sulcos que, com a passagem da agulha do toca discos, causam uma vibração. Esta vibração é transformada num sinal elétrico, amplificado pelo aparelho toca discos e transformado em sons que os nossos ouvidos captam. As maiores causas de desgaste do vinil são o acúmulo de pó e o manuseamento. A gordura que temos nas mãos ajuda a sujidade e o pó a ficarem colados no vinil. As ranhuras gravadas no disco facilmente agarram o pó do exterior. Quando a agulha do toca discos passa sobre a sujidade, esta torna-se abrasiva provocando um desgaste no vinil. É por isso que é muito importante saber como limpar vinil, principalmente se deseja preservar os seus discos de vinil como coleção.
COMO LIMPAR VINIL COM PRODUTOS CASEIROS:
1- Observe o vinil – retire o vinil da sua bolsa e coloque-o sobre uma superfície lavável com muita luz. Observe bem os locais onde a sujidade está mais agarrada.
2- Limpe com um pano seco – se o vinil tiver apenas algum pó superficial, limpe com um pano seco 100% de algodão. As outras fibras têxteis podem riscar o vinil ou deixar pequenos fios agarrados, o que pode ser prejudicial também.
3- Coloque um tapa selo – este objeto interessante preserva o selo de papel colocado no centro do vinil. A lavagem com água e outros produtos líquidos podem danificar permanentemente o selo do vinil, perdendo para sempre a informação impressa.
4- Lave com uma escova suave – se o vinil tiver muita sujidade agarrada, lave bem com uma escova muito macia, um pincel também muito macio ou um pedaço de algodão hidrófilo. Nunca use a esponja de lavar a louça. Desenhe círculos com a escova sem fazer força, aplicando um detergente líquido de boa qualidade e sem adição de aromas.
5- Lave no sentido dos ponteiros do relógio – as ranhuras gravadas no vinil estão orientadas para a direita. Quando se coloca o disco no toca discos, ele roda sempre para o lado direito, conduzindo a agulha de fora para dentro. Quando se lava o vinil deve-se reproduzir esse movimento.
6- Lave uma face de cada vez – primeiro lave uma face do vinil e deixe secar ao ar. Não se deve utilizar nenhuma fonte de calor artificial ou expôr o vinil ao sol direto. O vinil pode deformar-se quando está em contacto com temperaturas mais altas. Depois de seco, repita o procedimento na outra face do vinil que não ficou nenhuma sujidade. Toque o vinil no toca discos para assegurar-se que o som está perfeito.
COMO LIMPAR VINIL COM ÁLCOOL ISOPROPÍLICO:
1- Limpe com um pano seco – o vinil deve ser sempre limpo com um pano de algodão antes de ser lavado.
2- Use luvas e máscara protetora – o cheiro forte do álcool isopropílico pode prejudicar a respiração. Por isso, é importante tomar medidas de segurança como usar luvas de látex e colocar uma máscara que cubra a boca e o nariz.
3- Faça uma mistura de ingredientes – esta mistura servirá para lavar o vinil e é constituída por ½ de água, ½ de álcool isopropílico e uma colher de chá de detergente. Coloque a mistura numa garrafa com borrifador.
4- Borrife o vinil – aplique a mistura no vinil com o borrifador para espalhar o líquido uniformemente sobre o disco. O álcool faz desaparecer a espuma do detergente e acelera a secagem, provocando uma rápida evaporação da água.
5- Seque ao ar – no final, deixe o vinil secar naturalmente ao ar e volte a arrumá-lo na bolsa de papel.
Fonte: Remover Manchas