Como limpar a panela que está queimada por dentro

Aprenda truques caseiros para remover completamente as sujeiras que ficam grudadas e impregnadas no fundo das panelas

Há solução para limpar panela queimada! Bicarbonato de sódio, vinagre, detergente e água quente são alguns dos elementos que facilitam essa missão (Foto: Pixabay / Pexels / CreativeCommons)

Cozinhar pode ser uma terapia, mas basta uma panela queimada para acabar com essa alegria. Às vezes a sujeira fica tão resistente e difícil de sair que pode até causar a perda do instrumento. Mas esse problema ficou no passado! Reunimos algumas dicas simples e caseiras para limpar a sua panela queimada e deixá-la brilhando. Confira! 

Segundo Naruna Amorim, do marketing da fabricante de panelas Le Creuset, não se deve colocar colocar uma panela quente direto em água fria, pois isso pode causar rachaduras no esmalte devido ao choque térmico. “É sempre bom evitar a utilização de esponjas de metal ou produtos de limpeza abrasivos porque eles podem danificar a superfície do esmalte”, ela diz.

Para uma boa limpeza, Naruna ensina um passo a passo: encha a panela com água morna e coloque de uma a duas colheres de bicarbonato de sódio. Logo em seguida, leve a água para ferver por cerca de oito a dez minutos. “Assim que os resíduos de alimentos amolecerem, deixe esfriar e escorra o líquido da panela. Limpe, enxágue e seque bem antes de guardar”, ela explica. 

De acordo com Becky Weltzien, diretora da marca BioWash, um pedaço de carvão também é ótimo para a limpeza de panelas queimadas, e pode ser usado nas peças feitas de alumínio e inox. “Molhe o carvão e passe na área queimada, é muito bacana”, ela comenta. 

Há outros truques para a limpeza: a combinação de água quente e detergente é ótima para remover as sujeiras de peças de alumínio e inox. Já o bicarbonato de sódio pode ser povilhado sobre a parte suja, depois umedeça com água e deixe o produto agir por cerca de duas horas. Talvez seja necessário esfregar, mas evite esse processo nas panelas de alumínio ou teflon.  

Para as panelas de inox e alumínio, o vinagre branco de álcool também é uma boa solução. Coloque o produto com água na panela, leve ao fogo e deixe ferver (mas por pouco tempo). Assim, os restos de comida irão desgrudar e facilitar a limpeza. 

Fonte: Casa & Jardim

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.