Como fazer uma boa mistura caseira para limpar o banheiro

Confira duas alternativas tão eficazes quanto produtos industrializados na remoção de gordura e limo da pia, azulejos, piso e boxe do seu banheiro

A limpeza deve ser regular e abranger todos os ambientes de casa. Diversos utensílios devem ser usados nos ambientes (Foto: Unsplash / Anton / CreativeCommons)

Limpar o banheiro não precisa ser sempre uma tarefa pesada e sofrida. Se você tiver os produtos certos em mãos, a faxina deste cômodo poderá ser realizada com menos esforço e maior rapidez.

Confira abaixo duas receitas de misturas feitas com ingredientes caseiros que são eficientes para remover gordura e limo dos azulejos, vidros do boxe, pia e piso, segundo o Cleanipedia, portal de limpeza e higiene.

Para limpar pia, vaso, piso e azulejos

Água morna;
bicarbonato de sódio;
sabão em pó;
álcool para limpeza;
vinagre de álcool.

Com um medidor, misture 900 mL de água morna com duas colheres de bicarbonato de sódio, quatro colheres de sabão em pó, quatro tampinhas de álcool e quatro colheres de vinagre. Uma vez pronta, a mistura pode ser colocada em um borrifador para facilitar a aplicação dos produtos no item que se deseja limpar.

Na pia, recomenda-se espirrar a mistura diretamente na sujeira, que, em seguida, deve ser esfregada e deixada de molho para agir, assim como no vaso sanitário. Este, por sua vez, deve receber uma dose mais generosa da mistura. Uma boa dica higiênica é usar uma esponja para cada parte do banheiro. O mesmo processo da pia e do vaso vale para os azulejos e piso, que podem ser esfregados, respectivamente, com uma esponja e uma vassoura.

Depois do repouso, remover o resto da mistura com um pano úmido é suficiente. O que sobrou no borrifador pode ser guardado e reutilizado na próxima limpeza; basta agitar o conteúdo antes de usar.

Para limpar o boxe

A mistura acima serve também para o boxe, mas caso a sujeira esteja impregnada, vale tentar a seguinte alternativa:

Detergente;
álcool;
vinagre de álcool.

A principal diferença nos ingredientes desta mistura está no detergente, responsável pela eliminação de gordura frequentemente incorporada aos vidros do boxe. Gotas do produto de cozinha são suficientes para a receita. Caso prefira, o limão pode substituir o vinagre, ambos responsáveis por garantir adstringência à limpeza.

Diferentemente da primeira mistura, recomenda-se o descarte do que restar no borrifador após a faxina. Nos dois casos, luvas de borracha são importantes para proteger as mãos de possíveis reações químicas que podem acontecer entre os ingredientes.

Fonte: Casa & Jardim

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.