Acabe com o mofo do guarda-roupa no inverno em 5 passos

Cuidados simples e permanentes no dia a dia evitam o problema

Com a chegada do inverno e de dias mais frios, que vêm acompanhados de muita umidade, é preciso redobrar os cuidados para evitar o mofo no lar. Além do aspecto visual que não agrada ninguém, o problema causa mau cheiro, podendo até mesmo desencadear alergias. Originado pela ação dos fungos que se proliferam em ambientes quentes, escuros, úmidos e com pouca ventilação, o mofo adora frequentar o guarda-roupa. Para evitá-lo, o Shoptime traz dicas para combatê-lo em cinco passos.

1 – Ao perceber a presença de mofo no guarda-roupa, retire tudo de dentro do armário e remova a camada de fungo com um pano ou esponja umedecida em vinagre branco de álcool. Caso tenha manchas, esfregue levemente. Antes de organizar novamente as roupas, espere secar. E, se depois de um tempo, o mofo voltar? A dica é colocar pequenos potes com bicarbonato de sódio nas extremidades dos nichos e gavetas. Outra solução são os sachês de sílica granulada.

2 – Outra dica fundamental para evitar o surgimento e a proliferação de mofo é fazer uma limpeza e organização periódica no guarda-roupa, o que, além de higienizar, vai ajudar a desapegar de itens que só juntam pó. Para arrumar o armário, esvazie o espaço completamente, limpando piso, paredes e prateleiras na sequência. Aproveite para descartar itens que não servem mais. Organize em caixas ou gavetas as peças pequenas, como cintos, meias e cachecóis.

3 – Forrar as gavetas com tecido vai evitar que o pó se instale em roupas e demais acessórios do guarda-roupa. É possível aproveitar retalhos e transformá-los em forro, que precisa ser, periodicamente, lavado.

4 – Quando chegar em casa da rua, se possível, deixe roupas e sapatos usados em lugares ventilados antes de guardá-los – lave-os caso estejam sujos. E, por favor, nada de devolver ao guarda-roupa sapatos, bolsas ou peças de roupa emboloradas ou com mau cheiro. Para manter o mofo sob controle, a limpeza permanente é fundamental.

5 – A ventilação ajuda a afastar o mofo. Então não se esqueça de manter as janelas abertas para o ar circular e entrar luz. Tente deixar também as portas do guarda-roupa abertas por pelo menos meia hora por dia.

FONTE: EXTRA

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *