8 dicas para conservar peças de acrílico em casa

Material durável, fácil de limpar e combina com a decoração de vários estilos, o acrílico requer cuidados para ter sua vida útil prolongada

O acrílico é muito usado nos organizadores para armazenar vários tipos de produtos na casa, da cozinha, passando pela sala, ao banheiro (Foto: Divulgação)

Muito usado em organizadores, o acrílico é um material que transmite leveza, além de ser fácil de limpar, por isso faz bonito também na decoração, com peças coringas, que podem combinar com qualquer estilo. Nos dois casos, a manutenção é importante para que o material não fique amarelado e ainda para evitar manchas, arranhões e pequenas rachaduras, que costumam aparecer ao longo do tempo.  

Por ser transparente, o acrílico, quando usado no mobiliário, amplia o espaço, fator ideal para cômodos pequenos, pois pode trazer uma sensação de amplitude. “Apesar de consagrado nos organizadores, o acrílico também é muito pedido em móveis, como mesas de centro e aparadores. As pessoas gostam do material pela leveza, facilidade de limpar e por parecer que o ambiente fica maior”, constata Leonardo Vigolo, diretor financeiro da Léo Acrílicos.

Para a personal organizer Juçara Monaco, o acrílico é reconhecido por sua resistência e durabilidade. “Cuide bem dos seus e os terá em bom estado por muito tempo”, diz.

Confira abaixo as dicas dos profissionais para aumentar a vida útil das peças de acrílico: 

1. Para limpar o seu produto de acrílico, use um espanador de pó ou uma flanela de boa qualidade umedecida com água, sabão ou detergente neutro. Existem flanelas de limpeza antiestáticas, especialmente feitas para superfícies como acrílico. Depois seque com outra flanela limpa.

2. Juçara recomenda nunca usar água fervente ou muito quente. Além de danificar o brilho da peça, pode deixá-la amarelada. 

3. Para restaurar o brilho e eliminar pequenos riscos e manchas de seu produto, Leonardo
recomenda que seja polido manualmente, com uma cera automotiva tradicional. “Basta passar a cera em toda a superfície do material e, antes que fique seca, retirá-la com uma flanela nova, polindo suavemente para recuperar o brilho e a beleza”, ensina.

4. Evite a exposição ao calor, uma vez que ao exceder os 90 °C, o produto começa a se
deformar. Não deixe a peça de acrílico exposta ao sol. 

5. Os profissionais avisam que, em hipótese nenhuma, deve-se usar na limpeza esponjas ásperas ou de aço. Também é preciso evitar panos passados em outros objetos, para que a poeira não cause pequenos riscos.

6. Juçara alerta que esfregar com força ou por diversas vezes repetidamente a superfície acrílica não causará o efeito desejado de limpeza, muito pelo contrário. “Tende a piorar a situação”, afirma.

7. O acrílico é resistente a diversos materiais, como água, sucos, refrigerantes, sabão,
detergentes, substância oleosas e cremes, entre outros. Porém, elementos abrasivos, como
sapólio, solventes, álcool, tíner, alvejantes, removedores, produtos multiúso e tintas
danificam o produto.

8. Em casos de riscos profundos, Juçara recomenda contratar uma empresa especializada. Em muitas situações, porém, vale a pena comprar uma peça nova, devido à dificuldade e aos valores da manutenção.

Fonte: Casa & Jardim

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.