6 dicas práticas de limpeza para casa

Sabe aquelas sujeiras específicas em casa que são muito difíceis de limpar? Um sofá encardido, uma panela queimada ou até mofo nas paredes, por exemplo. Quem nunca sofreu tentando resolver situações como essas, né? É muito comum buscar por truques milagrosos, receitas caseiras que aprendemos com nossos familiares e, muitas vezes, até optar pela ajuda de um serviço terceirizado para evitar dores de cabeça e resolver essas questões.

Pensando nisso, a MadeiraMadeira separou uma lista com dicas para ajudar a solucionar as 6 principais queixas de limpezas complicadas em casa. Quer deixar a sua casa limpa e sem estresse? Confira:

Como limpar sofás

A limpeza do sofá depende, principalmente, de qual é o tecido dele. De acordo com cada material, existem algumas recomendações específicas para sua limpeza de forma correta, por exemplo:

– Sofás de couro ou couro sintético: a limpeza ideal é simples, você precisa apenas passar um pano de algodão que esteja um pouco úmido com uma mistura de água com detergente neutro para carpete. Lembre-se de manter o cômodo arejado e evitar fazer esse tipo de limpeza em épocas muito úmidas, para que o sofá possa secar naturalmente.

– Sofás de tecido: para a limpeza de sofás de tecido, você pode utilizar um produto que ainda vai encontrar em muitas das nossas diferentes dicas de limpeza: vinagre. Com um pano de algodão ou borrifador, aplique a mistura feita com 1 litro de água morna e 250 ml de vinagre branco. Vale o mesmo lembrete de deixar secar em ambiente arejado.

– Sofás de suede: já para limpar os sofás de suede, o mais recomendado é utilizar um pano úmido – pode ser de microfibra – com álcool líquido e deixar secar naturalmente.


Essas são as receitinhas principais, fáceis, baratas e práticas, que vão ajudar a manter seu sofá sempre limpo! Além disso, a limpeza frequente com aspirador de pó é essencial para manter o seu estofado conservado e em bom estado, tanto para retirar os pelos de seus pets, por exemplo, quanto para evitar o acúmulo de ácaros, fungos ou bactérias que são responsáveis por causar alergias ou problemas respiratórios. 

*Dica: mais uma alternativa que facilita a manutenção do seu sofá, é contratar um serviço de impermeabilização. Assim, você evita que líquidos ou maiores sujeiras sejam absorvidas e ajuda a aumentar a vida útil do produto.

Como limpar vidros

A limpeza de vidros, principalmente de portas e janelas, é outra que é temida na manutenção das casas, já que muitas vezes ficam com aspecto embaçado ou com fiapos dos panos logo após a limpeza. Existem produtos específicos para isso no mercado, mas é claro que as dicas caseiras também são ótimas opções! Entre elas, estão:

– Detergente neutro: os queridinhos da limpeza caseira estão sempre presentes e o detergente é um clássico! Ele é ideal para quando os vidros têm gordura acumulada, então na limpeza da cozinha é a melhor alternativa. Basta misturar com água e esfregar com uma esponja macia ou pano de algodão, para que não solte pelinhos do tecido em sua janela. Para secar, retire o excesso com um rodinho dupla face e finalize com um pano seco.

– Vinagre e álcool: outra mistura é a de vinagre, álcool 70% e água. Para realizar a limpeza, pode também ser com um pano que seja ou de algodão, ou de microfibra, e outra possibilidade é a de colocar a mistura em um borrifador para que o processo seja mais prático. Na finalização, também retire o excesso com o rodo dupla face e finalize com um pano seco. Caso você tenha um produto próprio para limpa vidros, aplicar no final pode trazer um aspecto mais brilhante para o seu vidro.


*Dica: existem diversas misturas caseiras que podem auxiliar na limpeza dos vidros em casa, mas de maneira geral, com esses produtos você consegue uma boa limpeza de vidros de janelas, mesas, box de banheiro, portas e mais. Evite fazer a limpeza de janelas externas em dias de sol, pois podem secar muito mais rápido do que o tempo necessário para que você finalize e, assim, ficar com manchas.

Como limpar colchão

Ter uma cama que seja a certa para você é muito importante para um sono de qualidade e, consequentemente, uma saúde de qualidade. E um colchão em bom estado é essencial para proporcionar bons momentos de descanso. Por isso, ele precisa estar limpo e conservado para não prejudicar suas noites de sono. Entre as melhores técnicas caseiras para limpar o colchão, estão:

– Bicarbonato de sódio: para uma limpeza à seco, basta depositar o bicarbonato de sódio e diretamente no colchão e deixar agir por cerca de 30 ou 40 minutos. Na sequência, esfregue com uma escovinha limpa e deixe agir por mais 30 ou 40 minutos. Para finalizar, é só passar o aspirador de pó.

– Vinagre branco: viu como o vinagre branco é um coringa para a limpeza? Para limpar seu colchão com esse ingrediente, basta aplicá-lo em uma esponja e passar por toda a superfície do colchão. Em seguida, deixe agir por cerca de 1h e aplique um pano úmido com água. Por fim, é só esperar secar em um ambiente arejado. O cheiro de vinagre vai diminuir com o passar dos dias, mas seu colchão estará limpinho!

*Dica: assim como para a limpeza de estofados, a manutenção frequente com aspirador de pó, a troca de jogo de cama e deixar o colchão para tomar ar e sol de tempos em tempos, são medidas que vão auxiliar para uma boa conservação.

Como limpar panela queimada

Em testes de receitas na cozinha, queimar panelas acontece! Mas, ao invés de apenas deixar com água por um tempo para que outra pessoa precise limpar mais tarde, existem algumas dicas que vão te ajudar a aprender de uma vez por todas como resolver esse problema! A melhor parte: os ingredientes você já conhece. Confira:

– Bicarbonato de sódio: com um dos grandes aliados de quase todas as limpezas, o bicarbonato, sua limpeza de panela queimada fica bem mais fácil! Basta depositar no fundo da panela, incluir água até cobrir a superfície e colocar para ferver por uma média de 5 minutos. Logo em seguida, esvazie a panela, esfregue com palha de aço ou esponja e então lave normalmente.

– Vinagre branco: olha ele aqui de novo! Clássico, o vinagre branco pode te ajudar da mesma maneira: cubra as partes queimadas da panela com o líquido deixe ferver por uma média de 5 minutos e no final esfregue com palha de aço ou esponja.

Como tirar mofo da parede

O mofo é um problema muito comum em épocas ou regiões com muita umidade, uma espécie de fungo de aspecto cinza, preto e às vezes até esverdeado, que se prolifera com facilidade principalmente nas paredes. Além de afetar a pintura, os problemas que o mofo pode causar estão muito relacionados com questões de saúde: bactérias, problemas respiratórios e muito mais. Pensando nisso e também na estética da sua casa, ao primeiro sinal de mofo nas paredes você pode limpar com essas dicas:

– Água sanitária: a melhor alternativa para a limpeza de mofo é uma mistura com água sanitária. Basta incluir 100ml de água sanitária e 1L de água comum, misturar e, com um borrifador, aplicar no local. Deixe agir por uma média de 2 minutos e passe uma esponja  ou escova para limpar.

– Vinagre branco: novamente, ele pode te ajudar! Principalmente em casos em que a parede esteja com a pintura descascando, um pano úmido com vinagre de álcool branco aplicado no local pode ser o suficiente. 

*Dica: utilizar água sanitária requer muitos cuidados! O produto pode fazer mal, então mantenha o ambiente arejado quando for realizar essa limpeza, faça uso de equipamentos de proteção como: óculos, luvas e até mesmo máscaras de EPI. Além disso, não esqueça que é uma substância que mancha, então afaste móveis, cortinas e cuide com a sua roupa.

Não deixe de providenciar alguns produtos básicos de limpeza que são indispensáveis para se ter em casa, em quantidade razoável, tanto para faxinas convencionais, quanto para conseguir executar essas receitinhas caseiras: baldes, luvas, esponjas e escovas, vassouras, rodos, panos e muito mais.


*Dica: ter escovas de dente exclusivas para limpeza é uma maneira de conseguir limpar áreas menores, estreitas ou com mais detalhes, tudo com muito mais facilidade.

Como limpar máquina de lavar

Uma máquina de lavar roupa em bom estado é o que vai garantir boas lavagens para as suas roupas, nada de estragos para as peças, maior vida útil ao eletrodoméstico e menos trabalho para você. Saiba como fazer a limpeza da sua:

– Lave as peças soltas: primeiro, limpe em água corrente e sabão com auxílio de uma escova,  todas as partes que podem ser retiradas da sua máquina, como o filtro e a gaveta de sabão em pó.

– Use o vinagre: para a limpeza da máquina de lavar, ele também é uma opção! Coloque aproximadamente meio litro de vinagre dentro da máquina vazia, selecione o nível alto da água e programe para que a máquina complete o ciclo inteiro em modo de lavagem pesada. Na limpeza externa, passar um pano de algodão úmido com vinagre também resolve!

Fonte: MadeiraMadeira

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *