6 coisas que você não deve limpar com vinagre

Se você já pesquisou por dicas caseiras de limpeza na internet, é provável que tenha se deparado com uma série de sugestões que incluem o uso de vinagre. O ingrediente é, de fato, bastante útil para limpar muitas coisas. Isso porque sua acidez faz com que ele seja capaz de remover diversos tipos de sujeira e até algumas bactérias das superfícies. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para que a limpeza não traga mais malefícios do que benefícios.

Antes de utilizar o vinagre na limpeza da casa, devemos considerar que o ingrediente não foi formulado especificamente para higienização. Portanto, a acidez do item é capaz de causar efeitos bastante adversos. Por outro lado, de acordo com o coordenador técnico da Maria Brasileira, João Pedro Lúcio, o vinagre não deve ser considerado um vilão e pode ser bastante útil em diversos casos. Para te ajudar a evitar possíveis danos, ouvimos o especialista e selecionamos seis coisas que você não deve limpar com vinagre. Confira!

Bancadas de pedra

Um dos usos mais comuns do vinagre na hora da limpeza é para higienizar bancadas de pedra. Entretanto, segundo Pedro Lúcio, os efeitos podem ser bastante negativos. De acordo com ele, a acidez do vinagre pode danificar a película de polimento das pedras e criar um aspecto bastante opaco, com manchas brancas. Assim, o mais aconselhado é utilizar uma solução de água e detergente neutro para a limpeza destas bancadas.

Máquina de lavar

O vinagre não é um vilão da limpeza das máquinas de lavar. Segundo o especialista, o ingrediente é capaz de eliminar bactérias que o sabão em pó pode não conseguir. Entretanto, visto que o composto não foi formulado para este tipo de uso, o ingrediente pode acabar ressecando as borrachas e danificando outros itens da estrutura interna da máquina. Dessa forma, é importante optar por produtos específicos para a limpeza.

Ar-condicionado

Telas

O uso de vinagre para a limpeza de telas de celulares, computadores, notebooks e televisores também não é nada aconselhado. De acordo com Pedro Lúcio, as telas possuem uma película de proteção que pode ser afetada por conta da acidez do vinagre. Além disso, no caso dos smartphones, o ingrediente pode entrar por meio das cavidades dos microfones e alto-falantes e gerar complicações ainda maiores. Para conferir como limpar telas de forma segura, clique no link e confira cinco dicas. 

Pisos de madeira

Se alguém já te indicou utilizar vinagre para limpar pisos de madeira, saiba que é melhor não seguir este conselho. De acordo com o especialista, qualquer componente ácido que entre em contato com a madeira é capaz de causar reações químicas. Além de derreter a camada de cera do piso, o vinagre pode entrar nos poros da madeira e deixar o piso manchado. Então, de acordo com o especialista, é necessário saber qual é o tipo de piso de madeira que você tem em casa e buscar produtos de limpeza específicos para ele.

Box do banheiro

Outro uso não aconselhado do vinagre é para a limpeza do box do banheiro. O ingrediente é bastante recomendado para a remoção das manchas de calcário do vidro. Contudo, de acordo com o coordenador técnico da Maria Brasileira, estas manchas necessitam de ácidos ainda mais fortes do que o vinagre para serem removidas. Assim, o item não trará malefícios ao vidro, mas também não será eficaz para a limpeza. No link, confira quatro dicas para deixar o box do banheiro sempre impecável.

Para a limpeza do ar-condicionado, o vinagre funciona de forma muito semelhante ao que ocorre nas máquinas de lavar. O ingrediente possui pontos positivos em relação à desinfecção do aparelho. No entanto, também pode causar danos ao item ao longo do tempo.

Fonte: Casa Vogue

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *