13 dicas de limpeza sensacionais para manter a casa sempre limpa

Siga estas dicas aprovadas por especialistas para fazer a faxina na metade do tempo e o dobro de eficiência.

Embora seja extremamente prazeroso ter a casa limpa e arrumada, manter a limpeza ao longo do tempo pode parecer algo impossível. Para ajudar, separamos algumas dicas de limpeza que tornarão a faxina mais fácil do que nunca.

1. Encare uma tarefa de cada vez

Essa dica de limpeza pode parecer trivial, mas não é. Muitas pessoas têm a mania de realizar faxinas gigantescas em todos os cômodos da casa. Isso faz com que a limpeza demore muito mais tempo do que deveria. O ideal é dividir a sua casa em espaços menores e ir limpando aos poucos ao longo da semana. Talvez você limpe o chão da cozinha em um dia e o chão do banheiro no outro, por exemplo. Dessa forma você manterá a sua casa sempre limpa e não precisará se desgastar em um único dia. 

2. Tenha um objetivo claro

Se a faxina faz você se sentir cansado ou até mesmo frustrado, esta dica vai ajudá-lo. Ser específico com seu objetivo e decidir o que limpar com base no tempo que você pretende dedicar para determinada tarefa, pode ser muito útil para evitar a frustração e o desgaste mental.

Em vez de simplesmente parar para limpar a cozinha, reformule o seu pensamento para “vou limpar a geladeira em 40 minutos e depois vou limpar o fogão em 20 minutos”. Com este tipo de pensamento você terá uma sensação de realização ao ir avançando em seus objetivos; é como se você estivesse avançando nas etapas de um jogo.

3. Facilite a limpeza do seu microondas

O ideal é sempre realizar a limpeza do seu microondas após o uso, ou pelo menos uma vez a cada semana. Mas caso o seu microondas esteja há algum tempo sem ser limpo, você pode usar uma misturinha caseira para ajudar na tarefa.

Como limpar microondas após o uso

Para limpar após o uso, utilize um pano umedecido com água e detergente normal. Em seguida, seque com papel toalha para não enferrujar ou danificar o aparelho

Como limpar o microondas e tirar o cheiro

Encha 1 xícara com água e acrescente 2 colheres (sopa) de vinagre. Coloque por 3 minutos no microondas e deixe descansar lá dentro por mais dois minutos após o microondas apitar. A água e o vinagre ajudarão a amolecer a sujeira ao mesmo tempo que absorvem o cheiro. Em seguida, passe um pano ou o lado amarelo de uma esponja para retirar a sujeira. Seque com papel toalha.

Para limpar sujeiras mais grossas você deverá usar o limão ao invés do vinagre. Coloque rodelas de limão com um pouco de água em um prato. Ligue o microondas por um minuto e deixe mais alguns instantes lá dentro com o aparelho desligado. Em seguida, retire o prato do microondas e lave o interior com a parte amarela da esponja. Seque com papel toalha

4. Limpe luminárias, lustres, arandelas e lâmpadas

Luminárias, lustres, arandelas e lâmpadas são objetos que muitas vezes acabam passando despercebidos durante a faxina. Mas é importante que você os inclua na sua lista de faxina. Em um primeiro momento você pode até ter a impressão de que eles não estão sujos, mas depois de limpar um, você verá a diferença.

Como limpar lâmpadas e luminárias

Embora muitas pessoas achem desnecessários limpar as lâmpadas, lâmpadas sujas podem perder até 50% do seu poder de iluminação. O primeiro passo para limpar a lâmpada é desligar a energia para evitar o choque elétrico. Em seguida, retire a lâmpada do bocal, limpe-a com um pano úmido para seco e espere secar antes de colocá-la de volta em seu lugar.

Para limpar as luminárias basta seguir o mesmo passo acima; apenas lembre-se de retirar a lâmpada para realizar a limpeza e desconectar a sua luminária da tomada ou retirar as pilhas.

Como limpar arandelas

Remova os objetos e lave-os com água e sabão, utilizando o lado macio de uma esponja. Em seguida, deixe-os secar ao ar livre. Se a sua arandela for de metal ou ferro, utilize apenas um pano seco para tirar a poeira.

Caso tenha muita gordura e sujeira acumulada, aplique um produto adequado para o tipo de material, seguindo as instruções do fabricante.

Como limpar lustres

A limpeza dos lustres dependerá do modelo e do material. Veja aqui as nossas dicas de limpeza para lustres.

5. Limpe a máquina de lavar

Se a sua roupa está saindo da máquina com cheiro de mofo ou manchas de sabão, é sinal de que já passou da hora de realizar uma limpeza no aparelho. Se você não sabe como limpar a máquina de lavar, veja o nosso guia completo de limpeza do aparelho.

6. Lave e troque o seu travesseiro com certa regularidade

É bastante comum que durante a faxina a roupa de cama seja trocada e lavada com certa regularidade. No entanto, a mesma atenção não costuma ser dada ao travesseiro. Assim como ocorre com a roupa de cama o travesseiro também preciso ser limpo. É comum que mesmo com fronha ele acumule poeira, bactérias e suor, por isso é importante verificar as etiquetas dos seus travesseiros para limpá-los de acordo com as orientações do fabricante. Dessa forma, você deve incluir a limpeza dos travesseiros na sua lista de faxina do quarto.

7. Limpe o suporte da escova de dentes

É bem provável que você limpe com certa regularidade a parte superior do suporte da sua escova de dente. No entanto, é comum que as pessoas esqueçam de limpar a parte inferior interna. Se você faz isso, mude imediatamente!

O fundo dos suportes da escova costumam ser lugares escuros e que acumulam água, tornando-se o lugar perfeito para a proliferação de bactérias. Sendo assim, certifique-se de limpar o seu suporte corretamente.

Essa mesma dica é válida para os estojos de escova de dente comumente usados por pessoas que trabalham fora. Lembre-se sempre de secar bem a escova antes de guardá-la e de limpar bem o seu estojo toda semana.

8. Aspire o colchão

Esta dica de limpeza pode até parecer inusitada, mas, acredite, ela é muito importante. Os colchões abrigam células mortas, poeira e ácaros, o que pode irritar o nosso nariz e causar alergias. O ideal é polvilhar bicarbonato de sódio no colchão e deixá-lo agir por duas horas antes de aspirar. Veja aqui como realizar a limpeza completa e profunda do seu colchão.

9. Limpe o batente da porta

O batente da porta pode acumular muita sujeira e teias de aranha. Durante a faxina, reserve um momento para limpá-lo com um pano um pouco úmido. 

10. Limpe o controle remoto

Aqui no site nós já ensinamos você a limpar a televisão, mas você sabia que você deve limpar o controle remoto também? O controle remoto é um objeto que acumula muita sujeira e germes e, portanto, é importante limpá-los como certa regularidade.

Remova a pilha do controle e em seguida use um pano desinfetante para limpá-lo suavemente. Use um cotonete para remover migalhas das fendas e alcançar espaços estreitos entre os botões.

11. Limpe as maçanetas

As maçanetas costumam reunir um número impressionante de sujeiras e bactérias. Basta imaginar quantas vezes passamos as mãos sujas nelas todos os dias. Para higienizar e limpar as suas maçanetas, use um desinfetante e um pano macio. Maçanetas mais ornamentadas com desenhos ou ranhuras podem precisar de um pouco mais de atenção em áreas específicas. Nesse caso, utilize uma escova de dentes velha para realizar a limpeza.

12. Limpe dentro das gavetas

As gavetas, principalmente da cozinha, precisam da sua atenção na hora da faxina. É bem provável que haja migalhas embaixo dos utensílios ou até mesmo formigas e aranhas, por exemplo.

O primeiro passo para limpar a gaveta é retirar todos os utensílios. Em seguida, lave os organizadores da gaveta, retire as migalhas soltas e outros detritos antes de devolver os organizadores e utensílios à gaveta.

13. Limpe seus materiais de limpeza

Os seus materiais de limpeza também precisam ser limpos e desinfetados antes de guardá-los. Tire um tempo para sacudir os detritos do seu espanador e vassoura. Higienize as escovas e troque esponjas sujas.

Fonte: Seleções

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.