12 dicas para limpeza e manutenção da máquina de lavar

Cuidados para manter a higiene da máquina fazem bem para as roupas e para a saúde, e mantêm o equipamento sempre novo

A máquina de lavar é conhecida por deixar as roupas limpas, mas também precisa de limpeza e cuidados adequados para realizar seu trabalho com higiene. Em tempos de pandemia por conta da Covid-19, isso ganha ainda mais importância, então consultamos o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, que, ao lado do apresentador André Saporetti, do Shoptime, nos deram dicas preciosas. Confira!

1. Uma vez por mês é preciso fazer uma limpeza na máquina de lavar. Comece jogando uma chaleira de água quente no compartimento de sabão / amaciante / alvejante. “Isso ajuda a eliminar resíduos de amaciante que impregnam no equipamento.

2. Depois, realize uma autolimpeza da seguinte maneira: coloque a máquina para funcionar no ciclo completo no nível máximo de água com 1 litro de água sanitária e sem roupas. A água deve ser descartada, mas pode ser reaproveitada para lavar o quintal – se não tiver animais de estimação. Atenção: não a utilize para molhar as plantas.

3. A limpeza do filtro e do compartimento de sabão deve ser feita com a mesma periodicidade. Para isso, retire-os da máquina e lave-os no tanque com água e sabão. Se precisar, utilize uma escova de dentes para acessar os lugares mais difíceis.

4. Não se esqueça de limpar o equipamento por fora com produtos não abrasivos para que se mantenha como novo por muito mais tempo.

5. É importante sempre ler o manual do equipamento para utilizá-lo de forma correta.

6. Instale a máquina de lavar num local de modo que não fique exposta ao sol e à chuva. É importante, inclusive, evitar ao máximo o contato de água com seus componentes elétricos.

7. Procure instalar o eletrodoméstico sobre um  piso bem plano para evitar vibrações e instabilidade desnecessárias.

8. Mantenha o aparelho a uma certa distância da parede, pois é preciso ter um espaço de respiro.

9. Na hora de lavar roupas, respeite a quantidade máxima, evitando excessos para não sobrecarregar o equipamento. Para isso, consulte o manual de instruções da máquina.

10. Não exagere no sabão e no amaciante. Isso não faz a roupa ficar mais limpa, além de prejudicar a máquina e a própria roupa.

11. Para evitar o acúmulo de gordura nas paredes da máquina, que podem se desprender e deixar pontos pretos nas roupas, substitua o amaciante por vinagre de álcool no enxágue.

12. Antes de colocar as roupas na máquina, verifique os bolsos – objetos podem danificá-la e travá-la, como moedas e chaves. Feche os zíperes e coloque sutiãs com armação aramada em sacos separados ou protetores no formato de bola próprios para isso.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *