10 mitos e verdades sobre os afazeres domésticos

Na dúvida se pode ou não lavar a roupa branca com a colorida? Veja o que dizem especialistas sobre alguns mitos e verdades dos afazeres domésticos

10 mitos e verdades sobre os afazeres domésticos - Casa e Jardim | Dicas

Pode lavar a roupa branca com a colorida? Água sanitária é o único produto que realmente limpa o banheiro? Vinagre elimina o cheiro do xixi do cachorro? Quando se trata de afazeres domésticos são muitas as dicas encontradas na internet, mas também muitas regras que valiam antigamente, mas que, atualmente, já são ultrapassadas, o que pode gerar dúvidas sobre o que é válido ou não.

Para desvendar alguns mitos e verdades da rotina do lar, consultamos a personal organizer Milla Camargo, criadora do perfil @midipersonalorganizer, a influenciadora digital do segmento de casa e decoração Mônica Loureiro, do perfil @mariasvemcomigo, que também é parceira Betanin, Eduardo Tafa, CEO da Sofá Novo de Novo e Camila Shannah, gerente de produtos da Camesa. Confira!

1. Roupa branca deve sempre ser lavada separada da colorida

Mito. “Essa regra já foi verdade, mas, felizmente, hoje temos a tecnologia como aliada na limpeza da casa. Os lenços anti manchas, por exemplo, permitem que as pessoas possam misturar as cores na hora da lavagem, visto que o pigmento liberado pelas roupas é absorvido por ele. Isso é ótimo porque também ajuda a economizar água e energia, visto que, às vezes, desperdiçamos um ciclo de lavagem para higienizar apenas algumas peças por não poder misturar as cores”, diz Mônica.  Entretanto, na falta de tais lenços, a separação ainda é válida.

2. Vinagre elimina o cheiro do xixi do cachorro

Verdade.  De acordo com Milla, a mistura contendo dois copos de vinagre branco, dois copos de água morna e quatro colheres de bicarbonato ajuda a neutralizar odores de natureza orgânica. “A dica é secar sempre com papel, borrifar a mistura e depois secar com pano.”

3. É preciso deixar a toalha de molho, se ela estiver manchada,  antes de lavar

Mito. “Realizar esse procedimento não é indicado, pois, além de não remover as manchas, ainda ocasiona mau cheiro nas peças, semelhante ao de água parada, ou parecendo que a toalha não foi seca corretamente”, adverte Camila.

4. Sofás impermeabilizados são mais fáceis de limpar

Verdade. Segundo Eduardo, o tratamento facilita a limpeza do dia a dia, enquanto a sujeira fica apenas na superfície. Entretanto, ele faz um alerta: impermeabilização não vale para sofás de couro. “O couro não é considerado tecido, portanto só pode ser hidratado. Os demais tecidos estão aptos aos processos de impermeabilização.”

5. Pasta de dentes é alternativa para dar brilho nas panelas

Verdade. “Mas prefiro deixar cada coisa em seu lugar”, ressalta Mônica, que lembra ainda que há bons produtos específicos para tal finalidade.

6. Quem tem MOP pode deixar de usar vassouras, rodos e panos de chão

Mito. “O Mop é mais indicado para realizar limpeza úmida e ajuda quem tem alergias. Para quem mora em apartamento, é a melhor opção. Já em casas grandes, ou no campo e na praia, a dupla ‘vassoura e rodo’ é aliada para lavar banheiros e cozinhas, garagens e outros cômodos ‘laváveis’”, explica Milla.

7. Usar vinagre branco faz com que as toalhas fiquem macias

Verdade. Segundo Camila, ao contrário do que muita gente pensa, o amaciante não é recomendado para toalhas, pois cria uma camada de gordura que prejudica a absorção da água. “O ideal é substituir esse produto por vinagre branco”, diz.

8. Água sanitária é o produto mais eficiente para a limpeza de banheiros

Mito. Desinfetantes com ação antibacteriana também cumprem a função muito bem. Além disso, a influenciadora Mônica lembra o que álcool doméstico não é a melhor opção para desinfetar ambientes. “O álcool comum não desinfeta totalmente os ambientes, sobretudo banheiro e cozinha. Para um ambiente seguro contra germes e bactérias, as melhores opções são produtos com ação bactericida comprovada.”

9. Louças devem secar naturalmente

Verdade. “Utilizar pano úmido faz com que com os germes escondidos no tecido sejam transferidos para os utensílios domésticos, por isso, o mais indicado  é usar panos descartáveis ou deixar a louça secar naturalmente, em um escorredor ou aparador”, aconselha Camila.

10. Secador de cabelo é um bom recurso para secar o sofá

Mito. “O secador de cabelo pode esquentar excessivamente o estofado e expandir a fibra do tecido, o que fará com que ela não volte ao normal”, alerta Eduardo.

Fonte: Casa & Jardim

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Os comentários estão encerrados.