Você sabe mesmo lavar louça? Algumas etapas parecem óbvias, mas são importantes

Não existe apenas um jeito certo de lavar a louça, é verdade. Algumas pessoas têm técnicas próprias, mas há alguns pontos pacíficos: começar lavando os copos, por exemplo. Para facilitar a vida dos lavadores de louça de plantão duas especialistas norte-americanas — Sandy Patterson, instrutora da L’Academie de Cuisine na Universidade Georgetown, e Sarah Carey, diretora de gastronomia e entretenimento do programa americano Martha Stewart Ao Vivo — ensinam como lavar louça da forma mais eficiente possível.

Limpeza Rápida ABC

O que funciona pra você?
Entenda o que faz mais sentido para você e a sua cozinha. Lavar enquanto cozinha ou só no final? Depende de quanto espaço você vai precisar, qual o tamanho da sua cozinha e se você tem itens extras para usar quando aqueles que você precisa estiverem sujos.

Limpe antes de lavar
Retire o máximo de comida dos utensílios antes de começar a lavá-los. Uma espátula de plástico pode ajudar a chegar nos cantos mais difíceis. Se não funcionar, deixe de molho em água fervente, com bicarbonato de sódio se preferir.”

Começar por dentro ou por fora?
Quando se trata de lavar os pratos, você vai encontrar diferentes opiniões. Mas se você começar por fora, que é o lado geralmente mais limpo do prato, vai evitar que a sujeira se espalhe.

Use a água de maneira inteligente
A melhor forma de colaborar com o meio ambiente é encher pia com água e detergente e mergulhar os pratos nele, trocando a água quando necessário. Dê um enxágue final na torneira só quando terminar, ao invés de lavar cada prato com a ela aberta.

Temperatura da água
Usar água quente é eficiente para dissolver os alimentos. Mas água muito quente também evapora muito rápido. Se você quiser higienizar, uma solução de água sanitária diluída e secagem ao ar são suficientes.

Escolha a esponja certa
Use uma esponja de aço inoxidável, embora não seja indicada para superfícies delicadas, panelas antiaderentes ou ferro fundido. Esponjas macias devem ser usadas em itens que merecem um cuidado extra, mas se certifique de limpá-las com frequência.

Escolhendo um sabão
As melhores opções são as neutras, ou aqueles cheiros “amigos” da comida, como citronela. Evite aromas muito marcantes.

Secar
Para os itens que você quer secar imediatamente, incluindo vidraria, o ideal é utilizar algumas toalhas de papel. Itens maiores também podem ser secados logo após a lavagem para não ocupar espaço na pia. Se você vai deixar sua louça secar naturalmente, não lote o escorredor. Deixe o ar circular.

FONTE: Gazeta do Povo

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *