Técnicas para limpar o banheiro em 6 passos

Para realizar uma limpeza bem-feita, é fundamental conhecer bem as técnicas e os produtos que devem ser utilizados em cada tipo de material. Especialmente em locais onde a higiene deve ser completa e consistente, como no banheiro.

Por isso, vamos lhe apresentar as melhores técnicas de limpeza em 6 passos. Você pode aplicar essas dicas na hora de higienizar seu lavabo ou banheiro ou até mesmo para saber o que exigir na hora de contratar uma limpeza terceirizada.

Passo 1

Comece com a área do chuveiro, removendo todos os detritos remanescentes e aplicando o produto adequado com uma esponja macia, justamente para não danificar o esmalte. Se houver manchas de mofo ou ferrugem, aplique desinfetantes à base de cloro e deixe agir por alguns minutos. Depois, lave com água morna e sabão neutro.

Passo 2

Observe o tipo de material da pia e da torneira antes de limpá-las. Se for cromado, a dica é utilizar metade de um limão para remover as manchas de cal. Para acabamentos com vidro ou madeira, deve-se sempre usar produtos próprios para esses materiais, secando bem depois. Se o revestimento ou qualquer outra superfície forem feitos de mármore, nunca aplique produtos abrasivos, mas sim um pano macio bem úmido em solução com algumas gotas de vinagre ou um produto específico para mármore.

Passo 3

Dê atenção especial ao vaso sanitário. Escolha uma escova de cabo longo e esfregue o interior do vaso com água sanitária ou amônia, para esterilizar adequadamente. Em seguida, use um pano embebido em desinfetante para higienizar o assento. Você também pode colocar algum tipo de cápsula clorada ou adicionar algumas gotas de gel desinfetante.

Passo 4

Agora é a vez de limpar ladrilhos, paredes e a cortina de chuveiro, que geralmente são elementos que acumulam umidade. Com uma escova pequena ou pano úmido, aplique o desinfetante para prevenir o surgimento de fungos.

Passo 5

Depois, cuide dos espelhos e o vidro do box com um produto próprio para esta finalidade. É importante usar um pano limpo e sem fiapos, que não seja o mesmo utilizado para as outras partes do banheiro.

Passo 6

Finalmente, esfregue o piso com um produto específico. Se for de cerâmica ou azulejo, você pode aplicar um limpador geral de piso. Se for de porcelanato, existem produtos especiais, que são capazes de retirar sujeiras profundas dos poros do chão.

Outras dicas importantes

Os ralos podem causar complicações se não forem higienizados periodicamente. A recomendação é fazer uma limpeza geral dos ralos a cada 6 meses. Com luvas, retire o excesso de sujeira e restos de cabelo, depois aplique cloro diretamente no ralo. Caso seja necessário um desentupimento, é preciso verificar qual a gravidade, para então aplicar outras técnicas e produtos.

Fonte: Limpeza.com

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *