Saiba como limpar diferentes tipos de piso

Confira as dicas de produtos para fazer a manutenção e tirar manchas

Escolher o material que irá revestir o chão da casa não é nada fácil. Além de beleza, aconchego e durabilidade, há outras características que precisam ser avaliadas para decidir qual o piso ideal para cada ambiente. Um fator muito importante, por exemplo, é verificar se o piso é fácil de limpar.

Woman kneeling wiping the floor

Woman kneeling wiping the floor

A empresária Andrea Palomino, da Proclean Store, loja especializada em produtos, equipamentos e acessórios para limpeza e tratamento de pisos, dá algumas dicas para cada tipo de piso.

Porcelanato

“Para o porcelanato é indicado um produto específico para não agredi-lo. Hoje temos várias opções de limpa-porcelanato que possuem em sua fórmula componentes capazes de retirar dos poros do piso todo tipo de sujeira, desde uma incrustação mais leve a uma mais pesada”, informa. No entanto, segundo ela, é importante lembrar que, no caso das incrustações mais pesadas, nem sempre na primeira aplicação o resultado será 100% bom. Ela explica que, em muitos casos, é necessária a reaplicação do produto. “É importante lembrar que o hábito deverá ser constante para termos uma superfície 100% limpa”, reforça.

Cerâmica

Para pisos cerâmicos, existe a opção de utilizar um limpador geral de piso. “Vale a pena direcionar cada detalhe a ser limpo a um produto específico para ele. No caso do limpador geral de piso, ele possui em sua fórmula componentes que retiram resíduos de sujeira e gordura,” diz Andrea. Ela enfatiza que o sabão ajuda, mas aliado a um limpador específico o resultado será melhor.

A empresária orienta que todo produto tem um tempo de ação, até mesmo o popular cloro. “Temos primeiro que aplicar e deixar agir por, no mínimo, 5 minutos enquanto fazemos qualquer outra tarefa. Dessa forma o processo ficará mais fácil e rápido.”

Outro ponto importante é a atenção na diluição de produtos, pois muitos deles dependem do componente água para a reação química. Depois do tempo de espera, use um esfregão ou escova para a finalização da limpeza. Enxágue com bastante água e tome cuidado para não deixar resíduos no piso.

Como retirar manchas e encardidos do piso

Quando falamos de manchas é importante observar o grau de absorção que elas tiveram na superfície do piso. O piso possui microfuros, que chamamos de poros. Dependendo do piso, como o porcelanato, há limpadores que possuem um componente que chamamos de “sequestradores” de sujeira, ou seja, eles têm como função entrar nesses poros e retirar a sujeira.

Fonte: Revista ZAP

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *