Saiba como fazer a limpeza e manutenção de fechaduras e maçanetas

macaneta

Nós abrimos e fechamos as portas de casa o tempo todo, mas só prestamos atenção a maçanetas e fechaduras quando dão defeito, não é mesmo? Essas peças são essenciais, tanto para completar a decoração quanto para aumentar nossa segurança. Por isso, deve-se fazer sua manutenção com frequência.

Gerente de produtos da empresa Ferragens 3F, Claudia Fiusca destaca três problemas básicos envolvendo fechaduras: quando a chave não gira e não sai do buraco; quando ela funciona, mas fica presa no cilindro; e quando só agarra um pouquinho:

— No primeiro caso, não tem jeito: deve-se chamar um chaveiro ou desmontar a porta pelo lado da dobradiça. Se a chave não sai, mas funciona, trocar o cilindro resolve. Se ela só agarra, basta lubrificá-lo.

A recomendação da 3F para lubrificar cilindros é usar óleo de baixa viscosidade (como o SAE10, utilizado em máquinas de costura). Ele deve ser aplicado na região dos dentes do segredo, inserindo e retirando a chave do cilindro algumas vezes. Não é preciso lubrificar o mecanismo interno. A empresa não recomenda o uso de grafite em pó.

Tire suas dúvidas

Qual é a forma certa de limpar maçanetas e fechaduras?

As peças devem ser limpas apenas com um pano umedecido em água. Não use produtos de limpeza, que são abrasivos e danificam o acabamento final da fechadura, causando oxidação e descascamento de seus componentes.

Com que frequência deve-se fazera manutençãode fechaduras?

O tempo para a manutenção varia de acordo com a utilização da peça. Quando o usuário notar alguma dificuldade em girar a chave, deve faz uma lubrificação.

Que cuidados tomar na hora de instalar fechaduras e maçanetas?

As peças devem ser instaladas após a pintura das portas, para evitar danos. Durante a instalação, deve-se atentar para o funcionamento adequado das fechaduras, para que, em seguida, possam ser aparafusados os componentes (espelhos e maçanetas).

As fechaduras do tipo tetra requerem algum cuidado especial?

Não, os cuidados são os mesmos. Mas é importante ficar atento para colocar a chave na posição correta, conforme a indicação que vem na própria peça.

Fonte: Extra

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *