O que significam os símbolos de lavagem nas etiquetas das roupas?

BR52-1_Simbolos-de-Lavagem-e1421683408179-575x384

Os símbolos de lavagem na etiqueta das roupas não são um mistério. Eles representam instruções sobre o que você pode ou não fazer e dão dicas sobre os produtos mais adequados a serem utilizados na hora de lavar suas roupas.

Todo mundo já experimentou isso pelo menos uma vez. Tirar uma peça de roupa favorita da máquina de lavar e descobrir que ela está encolhida, esticada, desbotada ou danificada de vez. É neste ponto que você gostaria de ter prestado mais atenção aos símbolos de lavagem na etiqueta. Aqui vamos explicar os símbolos de lavagem de roupa mais comuns nas etiquetas das roupas.

Símbolos de lavagem: instruções básicas de lavagem nas etiquetas de roupa

– Ilustrado como um bacia cheia de água, o símbolo Lavar mostra o modo como a roupa deve ser lavada, a temperatura máxima ou a configuração da máquina de lavar que você deve usar para lavar a peça.
Dentro do símbolo “Lavar normal” tem um valor de temperatura ou 1 a 6 pontos que significam faixas de temperatura.
Um ponto = 30oC
Dois pontos = 40oC
Três pontos = 50oC
Quatro pontos = 60oC
Cinco pontos = 70oC
Seis pontos = 95oC

-O símbolo de Centrifugação reduzida tem uma linha por baixo do símbolo padrão de lavagem. Significa que é necessário ter um pouco de cuidado para lavar essa roupa. O ideal é que a temperatura de enxágue seja reduzida ou fria e que a centrifugação seja mais suave.

-O símbolo de Centrifugação sem torções tem duas linhas abaixo do símbolo padrão de lavagem. É indicado para tecidos delicados como lã e seda ou para peças de roupa que podem ser danificadas por uma lavagem comum, como blusas de paetês, meias-calças ou lycra. Significa que além da centrifugação reduzida e enxágue em água fria, a roupa não deve ser torcida.

-O símbolo Lavar à mão é o símbolo de lavagem padrão com uma mão em cima. Para as roupas com este símbolo não utilize a máquina de lavar. Lave-as em uma bacia ou no tanque, usando as mãos para assegurar que o detergente é cuidadosamente esfregado no tecido e em seguida enxaguado. Confira o seu detergente para ter certeza de que ele é adequado para lavagem à mão. OMO para Roupas Delicadas e OMO para Roupas Delicadas Escuras foram projetados especificamente para lavar roupa à mão e são seguros para suas roupas e suas mãos.

– O símbolo Não lavar é o símbolo de lavagem padrão com um “X” em cima. Se a etiqueta recomenda não lavar o item, ele terá de ser limpo a seco quando estiver sujo. Veja a seção sobre símbolos de lavagem a seco abaixo.

Orientações para alvejante nos símbolos de lavagem de roupa

-O próximo símbolo de lavagem de roupa é um triângulo que indica se a roupa necessita de condições específicas para alvejamento.

-Um triângulo vazio significa que qualquer tipo de alvejante pode ser usado sobre a roupa quando necessário.

-Um triângulo contendo duas linhas diagonais significa que apenas os alvejantes sem cloro devem ser usados. Por isso, verifique os ingredientes em seu alvejante para confirmar se ele contém cloro.

-Um triângulo com um “X” significa “não alvejar”. Você não deve tentar usar qualquer tipo de alvejante nesta peça de vestuário.

Orientações de secagem nas etiquetas de roupa

-O símbolo básico de Secagem na máquina de secar roupa é um quadrado com um círculo no meio.

-Assim como acontece com os símbolos de lavagem, o número de pontos dentro do círculo indica a temperatura em que você deve programar a sua secadora de roupas, como também quaisquer ajustes específicos necessários. Três pontos significam temperatura máxima, enquanto dois pontos significam temperatura média e um ponto significa temperatura mínima.

-Quando um item é marcado como “não secar na secadora“, indicado por um “X” sobre o símbolo de secagem, deixe esta roupa para secar em um varal interno ou externo em vez de colocá-lo na secadora.

-Novamente, uma única linha abaixo do símbolo da secadora significa que o ajuste médio de temperatura e agitação mecânica deve ser utilizado; linhas duplas indicam que você deve usar o programa de secagem para roupas delicadas.

Símbolos de lavagem de roupas com instruções para passar

-Para facilitar a vida, o símbolo de Passar tem a forma de um ferro de passar roupas antigo.

-Os símbolos de lavagem que indicam como passar também empregam o mesmo sistema de pontos para os níveis de calor, que devem ser ajustáveis em seu ferro de passar. Três pontos significam que a roupa pode ser passada em temperatura alta, dois pontos significam que a roupa deve ser passada em temperatura média e um ponto pede temperatura baixa.

Símbolos de lavagem para limpeza a seco

-O símbolo de Lavagem a seco é um círculo.

-Para os símbolos que contêm a letra P dentro do círculo, a lavagem a seco pode ser feita com o solvente hidrocarboneto ou percloretileno.

-O círculo com a letra F significa que a lavagem a seco só pode ser feita com hidrocarboneto.

-E o círculo com um “X” significa que a lavagem a seco não é recomendada.

Aí está! Agora que você entende os símbolos de lavagem de roupa nas etiquetas de cuidados, sua blusa favorita nunca mais vai encolher na máquina de lavar!

Fonte: Cleanipedia

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *