Limpando o bronze da forma correta.

antigo-almofariz-pilo-em-bronze-macico-c-soquete-torneado_MLB-F-3481142357_122012Neste tutorial sera possivel acompanhar algumas dicas sobre como limpar bronze, uma das ligas metálicas mais antigas da humanidade, constituída principalmente de cobre e estanho, além de ser uma liga metálica muito bonita, possui alta resistência a temperatura, fadiga e corrosão, por estas razões o bronze é bastante popular.

É utilizado para diversos fins, encontrado em joias, bijuterias, utensílios de cozinha, instrumentos musicais, objetos decorativos para casa, como lustres e estatuas, o bronze também é utilizado para a produção de esculturas e acessórios de um modo geral.

O bronze, assim como prata e outros metais, não mancha facilmente mas pode escurecer com o decorrer do tempo, a melhor maneira de conservar as suas peças de bronze é limpá-las regularmente, ideal para manter o brilho com mais facilidade.

Antes da limpeza é necessario descobrir se a sua peça é de bronze ou de latão, outra liga metálica muito parecida com o bronze mas constituída de cobre e zinco. Uma maneira rápida e fácil de verificar é utilizar um pequeno ímã sobre a peça, se o ímã grudar então sua peça não é de bronze.

Abaixo é possivel encontrar algumas dicas rápidas, fáceis e seguras para limpar o bronze usando produtos de limpeza caseiros e fáceis de serem encontrados, evite sempre utilizar produtos abrasivos, estes podem riscar e retirar o aspecto brilhante do bronze.

Antes de fazer a limpeza do bronze, utilize uma pano macio que não solte fiapos ou espanador para retirar qualquer sujidade solta sobre a peça, além de facilitar a manutenção, ajuda a prevenir arranhões sobre a peça.

Uma limpeza regular no bronze pode ser feita utilizando apenas água morna e detergente neutro com o auxilio de um pano macio e que não solte fiapos. Uma vez que o bronze é limpo, utilizar um pano macio, seco e que não solte fiapos para secar a peça.
O bronze quando exposto ao ar e umidade, pode oxidar e desenvolver uma camada esverdeada, para devolver o aspecto limpo e brilhante é possivel utilizar apenas limão e sal para limpar e polir o bronze.
Misture em uma vasilha uma pequena quantidade de suco de limão e sal, com o auxilio de um pano macio, basta inicializar a limpeza lustrando toda a peça, você também pode adicionar o sal diretamente sobre o limão ao meio e proceder a limpeza.
Passe o pano com a solução fazendo movimentos circulares, este é o passo onde sera possivel notar a remoção das sujidades sobre o bronze, pode ser necessário esfregar alguns minutos até que o efeito desejado seja alcançado.

A patina sobre o bronze é o resultado natural da oxidação do metal ou através de um tratamento durante a sua confecção, acaba alterando a cor original do metal. Para limpar bronze com patina sem retirar a sua camada e aspecto único, basta utilizar uma flanela ou pano macio seco.
Esculturas de bronze podem ser limpas, mas antes deve-se atentar ao fato de que ao limpar e lustrar as peças, a coloração causada pelo tempo também poderá ser removida, na opinião de alguns colecionadores e especialistas é preferível conservar as esculturas de bronze em seu aspecto natural, inclusive o aspecto escurecido e esverdeado.

Fonte: Como Limpar.

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *