Limpadores multiúso: como e onde usá-los em sua casa

N61_AllPurposeCleaners-575x383

Um ótimo produto de limpeza multiúso pode fazer você economizar tempo e esforço na sua limpeza semanal; alguns dos melhores, como Cif, funcionam nas superfícies da cozinha e do banheiro. Só não se esqueça de verificar o rótulo − algumas tarefas, como a limpeza do forno, necessitam de um produto especialmente desenvolvido para essa finalidade.

Os limpadores multiúso soam como produtos mágicos, pela ampla gama de utilidades para as tarefas domésticas de limpeza. Não é necessário gastar rios de dinheiro com cinco produtos diferentes quando apenas um pode fazer todo o serviço! E você não precisa se preocupar em combinar o produto ideal para cada tarefa – basta pegar o produto e começar a limpar. Mas há alguma restrição para os limpadores multiúso? Continue lendo para descobrir.

O que é um limpador multiúso?

Um limpador multiúso é um produto desenvolvido para ser utilizado em diferentes superfícies e para diferentes tarefas de limpeza doméstica. Não há uma combinação padrão de ingredientes para esse limpador, mas ele pode ser utilizado como desinfetante, detergente, desengordurante e solvente.

Diferentes marcas de limpadores contarão com diferentes combinações de ingredientes e podem funcionar melhor em algumas superfícies do que em outras. Se uma marca não é tão eficaz como você gostaria para limpar uma parte de sua casa, tente outra. Mas antes de sair aplicando qualquer produto, lembre-se de testar em uma pequena área do seu móvel para ter certeza de que não vai danificá-lo.

É provável que seu limpador multiúso contenha produtos químicos pesados para remover a sujeira. Certifique-se de ler as instruções do rótulo antes de utilizar qualquer produto de limpeza.

Produtos de limpeza adicionais que podem ser utilizados

Lembre-se de que seu limpador multiúso não realiza a limpeza sozinho. Você também vai precisar de:

– Luvas de borracha
– Panos descartáveis de limpeza
– Máscara para o rosto (para limpar áreas com pouca ventilação)
– Balde plástico de 5 litros
– Esfregão

Instruções básicas de segurança com produtos para limpeza doméstica

Ao utilizar produtos de limpeza pela primeira vez em sua casa, não deixe de ler as instruções do rótulo com atenção e de se proteger contra possíveis componentes químicos nocivos ou corrosivos. Alguns cuidados simples podem acelerar o processo de limpeza e garantir que ele seja completamente seguro.

Produtos multiúso para limpeza de sua casa

– É fácil limpar os vidros e deixá-los brilhando com um produto multiúso. Borrife a solução e depois remova o excesso com um pano seco. Certifique-se de limpar bem a área depois da limpeza, pois o excesso de solução que não for removido causará manchas. Fantásticos produtos, desenvolvidos especificamente para a limpeza de vidros, estão disponíveis no mercado: esses produtos unem o brilho à ausência de odores e podem ser usados a toda hora.

– Você pode utilizar um limpador multiúso para eliminar manchas nas paredes, mas saiba que a maioria das misturas é abrasiva e pode fazer a pintura descascar. Certifique-se de testar o produto em uma área de pouca visibilidade antes de usá-lo em toda a superfície.

– A maioria dos produtos multiúso não deve ser utilizada em superfícies de madeira, incluindo pisos e móveis de madeira. Verifique o rótulo do produto antes de chegar perto de peças antigas de mogno! Ao que parece, o limpador mágico ainda não está preparado para substituir todos os seus produtos de limpeza, mas felizmente os produtos criados especificamente para limpar superfícies de madeira estão ficando cada vez melhores.

– Superfícies laminadas, de vidro e de metal podem ser limpas de maneira eficaz, por isso os limpadores multiúso são muito utilizados em cozinhas e banheiras.

– A maioria dos limpadores multiúso também pode ser utilizada como desinfetante e usada para limpar as áreas de preparação de alimentos e o interior da geladeira.

– Seu limpador multiúso comum também pode ser utilizado para lavar azulejos e pisos de linóleo. Dilua o líquido em um balde grande de água quente e comece a lavagem. Lembre-se sempre de verificar atentamente as instruções do rótulo.

Fonte: Cleanipedia

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *