Guia de organização: como higienizar e arrumar a cozinha, a despensa e a lavanderia

Na penúltima etapa da organização da casa, chegou a hora de faxinar e reorganizar a cozinha e área de serviço

Após o descarte de itens, é hora de faxinar e reorganizar a cozinha, despensa e lavanderia. Experts em limpeza, higienização e arrumação dão dicas especiais para cada ambiente. Confira a passo a passo e mão na massa! Lembre-se: antes de iniciar a limpeza, abra as portas e janelas para deixar os cômodos bem arejados.

Limpeza da cozinha
Para iniciar a faxina da cozinha, a personal organizer Livian Tamaso, parceira da Maria Brasileira, junto com João Pedro Fidelis, especialista técnico da rede de franquias multisserviços, indicam a ordem correta da limpeza. Confira o passo a passo.

1. Retire cadeiras e passadeiras
2. Inicie pelas janelas
3. Limpe os armários por dentro e por fora
4. Limpe as bocas e grelhas do fogão e do forno. No caso de cooktop, siga as recomendações do fabricante.
5. Caso tenha espelhos na cozinha limpe-os com limpa vidros
7. Móveis como cadeiras e mesas, lembrando sempre dos pés
8. Eletrodomésticos e utensílios
9. Finalize pelo piso

Higienização da cozinha
Para limpar piso, metais e armários na cozinha, o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido com Dr. Bactéria, indica utilizar a receita caseira que combina 1 litro de água com 10 gotas de detergente neutro e uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio. No caso do chão, passe o pano embebido na solução, em seguida enxágue ele em água limpa, e repita o processo até completar a limpeza.

Reorganização da cozinha
Por mais tentador que seja deixar utensílios expostos nas bancadas, o ideal é que elas estejam sempre livres. Dessa forma, você mantém sua área de preparo das refeições organizada e limpa com facilidade.

Outra dica é abusar das paredes. Aposte em prateleiras para organizar temperos, acessórios e até panelas. Nos armários, mantenha os itens guardados por categorias e evite o acúmulo de objetos.

Limpeza da despensa
Veja o passo a passo para a faxina da despensa sugerido por Tamaso e Fidelis.

1. Limpe os potes herméticos
2. Complete os potes se necessário
3. Limpe cada caixa organizadora
4. Limpe uma prateleira por vez

Higienização da despensa
Para higienizar a despensa, o Dr. Bactéria indica o preparo prévio da solução de 1 litro de álcool com 100 gramas de cravo-da-índia. Deixe a receita curtir por uma semana. Após este período, utilize-a para passar pano em todos os armários e prateiras da despensa. O produto evita traça, ácaro e caruncho.

No piso, utilize a mesma solução de água, detergente e bicarbonato de sódio indicada para a cozinha.

Reorganização da despensa
“Quem não sabe o que come, não terá uma cozinha prática e organizada”, alerta Ivana Portella, sócia fundadora d’A Casa com Vida, uma casa-escola que conta com curso de organização residencial on-line. O primeiro passo, indica Portella, é criar um cardápio, isso vai nortear as compras, os utensílios e até os eletrodomésticos que são necessários. “Quando sabemos o que será preparado nas refeições da semana, as compras são mais eficientes, e acaba com o desperdício”, explica. E tem mais, quem organiza cardápios e processa a quantidade certa de comida, não precisa de um mundo de potes, assim o pesadelo da tampa perdida chega ao fim.

Limpeza da lavanderia
Veja o passo a passo para a faxina da lavanderia sugerido por Tamaso e Fidelis.

1. Retire tudo que está no piso
2. Inicie a limpeza pelos vidros
3. Limpe por dentro de cada caixa organizadora, assim como fizemos na despensa
4. Limpe as prateleiras, sempre com o cuidado de uma por vez
5. Vassouras e rodos devem estar limpos antes do uso e após seu uso. Verifique as cerdas e borrachas
6. Limpe dentro e fora dos armários, por cima e embaixo dos mesmos
7. Verifique o varal
8. Higienize a máquina de lavar e secar
9. Limpe o piso
10. Finalize com a limpeza dos panos e todos os acessórios que usou na limpeza, como esponjas e luvas

Higienização da lavandeira
Na lavandeira, pisos, azulejos e metais podem ser higienizados com a mesma solução indicada para cozinha: 1 litro de água, 10 gotas de detergente neutro e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio.

“Para limpar a máquina de lavar, basta completar um ciclo com 1 litro de água sanitária e depois desprezar a água”, indica o biomédico Roberto Figueiredo.

Dica: reserve um dia fixo para limpar a área de serviço. Nesse dia não coloque roupa para secar e deixe o ambiente bem arejado e com tudo organizado. O resultado é a sensação de  casa toda limpa.

Reorganização da lavandeira
“Separe em cestinhas os produtos de limpeza de cada cômodo, com seus devidos panos e esponjas”, indica Portella. De preferência para panos e esponjas de cores diferentes, isso evita que o do banheiro seja usado na cozinha. Não exagere no estoque de produtos, e coloque separado do que estão em uso, para não abrir vários produtos iguais ao mesmo tempo.

Fonte: Casa Vogue

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *