Dicas infalíveis para conservar e limpar os tapetes

Tire todas as suas dúvidas sobre a higienização da peça e como aplicar receitas caseiras para remoção de manchas

Eles trazem aconchego, charme e beleza ao ambiente. Mas também carregam diversas dúvidas, principalmente sobre a sua higienização. Afinal, não é todo mundo que sabe como limpar tapete no dia a dia. Seja para remover manchas ou manter a sua estrutura por mais tempo.

E, se você é uma dessas pessoas que não sabem como resolver esses problemas corriqueiros, não se preocupe! Conversamos com a especialista Paula Roberta da Silva, da Dona Resolve, para dar algumas dicas e soluções fáceis e caseiras para aplicar a peça.

Aprenda como limpar tapetes com técnicas caseiras

Remover manchas

Uma alternativa rápida é usar um pano úmido e sabão neutro. Basta passar o pano na mancha, no momento em que houve o “acidente”. Se demorar muito, a sujeira pode não ser removida. E não esfregue, já que isso pode espalhar ainda mais. Outra opção é usar produtos como os shampoos para tapete, que devem ser comprados de acordo com o tecido da peça.

Derramou vinho tinto? Tudo bem! Dilua-o com uma quantidade de vinho branco. Depois jogue um pouco de água fria e cubra a região com sal. Deixe agir por 20 minutos. Agora, em caso de café, refrigerante e terra, há uma receitinha poderosa: misture 1 colher de chá de detergente suave, 1 colher de chá de vinagre branco e 1/4 de água quente. Aplique a solução à mancha. Deixe secar.

No caso de mofo

Antes de agir, é necessário fazer uma avaliação do tapete. Se o mofo estiver na parte de trás, a indicação é levar a peça a uma empresa especializada. Só eles poderão verificar as possibilidades de resgate. Agora, se o “estrago” for pequeno ou localizado, comece colocando-o em um local arejado, que receba sol. Se possível, deixe-o pendurado de 24 a 48 horas. Caso o problema permaneça, você pode usar algumas técnicas caseiras.

Polvilhe uma quantidade suficiente de bicarbonato ou talco de bebê por toda a região afetada e deixe agir durante a noite. Os produtos absorvem tanto a umidade quanto os odores. No dia seguinte remova com um aspirador. Também há a possibilidade de usar vinagre branco. Coloque o líquido em um borrifador e use direto no mofo. Esfregue com uma escova de cerdas dura e deixe secar.

Evitar marcas de móveis

A dica é mudar os móveis de lugar constantemente. Dessa forma, eles não ficam apenas em uma área e, portanto, as marcas não ficam profundas. Outra sugestão é utilizar pequenos recortes de papéis ou papelão embaixo dos pés de sofá, poltronas, cadeiras ou mesas. Há também a opção de usar bolinhas de silicone em mobílias que são de tamanhos largos.

Nada de vassoura

Para limpar a superfície do tapete de forma eficaz, o uso de um aspirador é imprescindível. Passe-o na velocidade média, no sentido dos fios uma vez por semana. Agora, se você é adepta da vassoura, é importante enfatizar que esse utensílio deve ser evitado, já que levanta poeira e depois se assenta em outras regiões da peça.

Cuidados com o tapete persa

O tapete persa é extremamente delicado por causa de suas fibras vegetais ou animais. Portanto, toda limpeza deve ser feita com o máximo de cuidado e delicadeza. Para este tipo de tapete, o ideal é que a lavagem seja feita por uma empresa específica e, para cuidados gerais, o indicado é fazer aspiração semanalmente.

Manter a parte emborrachada intacta após lavagem

Para produtos com base emborrachada o indicado é não expor o revestimento ao sol e evitar o contato com produtos que contenham solventes, cera e outros produtos do tipo. É importante sempre priorizar produtos neutros específicos para esse tipo de lavagem. Também vale como dica de como limpar tapete, apenas a higienização do local com um pano úmido para não ocorrer maiores desgastes.

No caso de urina de cachorro ou gato

Sempre limpe o local imediatamente. Pode-se usar uma solução caseira feita com 10 colheres de sopa de água para uma de amoníaco. Basta passar o pano úmido com a solução e finalizar a limpeza com um shampoo para tapetes.

Economizando água

Sim, é possível limpar os tapetes sem gastar muita água. Hoje, existem empresas que realizam lavagem a seco da peça, sem danificar e com produtos específicos para cada tipo de material. Uma forma caseira é utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e amido de milho em proporções iguais e aplica-la sobre todo o tapete. Deixe agir por 30 minutos. Depois, remova com um aspirador de pó.

Evitar ácaros

Os ácaros estão por toda parte e muitas vezes os processos de aspiração não retiram ácaros e bactérias, somente pó e sujeira. Nesse caso, se você vem observando uma grande quantidade deles quando vai limpar a peça, é indicado procurar uma empresa especializada em higienização.

Como secar os tapetes

Agora que você já sabe como limpar tapete, para seca-lo, basta expô-lo ao sol, mas em horários com temperaturas menos quentes. A indicação é colocar a peça em posição horizontal e com a superfície voltada para cima.

Para manter e conservar o tapete

Opte por trocar a sua posição ao menos uma vez por mês. Isso ajuda a equilibrar o nível de desgaste ao longo do tempo;

Não dobre o tapete, apenas enrole-o no sentido do comprimento na hora de removê-lo ou guardá-lo;

Evite expor o tapete aos raios solares, principalmente nos horários em que a sua incidência for maior. Os tecidos naturais como lã e algodão sofrem com a ação do calor e podem desbotar;

Não coloque o tapete em uma máquina de lavar, mesmo que ele seja pequeno. Todo o processo de higienização deve ser feito manualmente ou por uma empresa especializada. Também não aplique alvejantes à base de cloro, uma vez que podem danificar a composição da peça;

Nunca torça ou passe ferro para secar um tapete. Deixe-o exposto ao sol pela manhã ou no final da tarde, em um local de ventilação constante;

Não deixe objetos muito pesados sobre ele, uma vez que podem danificar sua estrutura, causando furos ou amassados irreversíveis;

Caso o tapete seja escorregadio, use uma tela de látex por debaixo da peça. Isso evita que ele derrape e cause possíveis acidentes.

Fonte: Terra

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *