Dicas fáceis e caseiras para tirar manchas de vinho de tecidos

Limpeza Rápida ABC

Quem toma vinho, especialmente o tinto, sabe o medo que dá de derramar um pouquinho da bebida na roupa, no tapete ou na toalha de mesa. Imagina estragar aquele vestido que você ama? Nada disso!

Caso isso aconteça, a primeira dica é limpar rápido! A limpeza na hora permite que você não tenha que apelar para produtos mais invasivos e ainda evita que a qualidade do tecido seja comprometida.

Assim que você perceber que derrubou um pouco de vinho, já coloque um papel toalha no local para absorver o excesso e depois deixe a mancha em contato com água corrente para que não dê tempo de o líquido penetrar tão profundamente no tecido. Se achar necessário, esfregue um pouco com um sabão natural.

Sal

Se a mancha for fresca, você pode colocar um punhado de sal em cima para que ele absorva o líquido. Deixe agir por 5 minutos e repita o processo até a mancha clarear bastante. Depois, lave o tecido com água morna.

Limão

Existem duas opções para tirar a mancha: espremer o limão em cima dela e depois esfregar com sal ou fazer uma mistura com os dois ingredientes. Se optar pelo segundo método, deixe a mistura agindo por uma hora, lave a peça e coloque-a para secar. Se ela for colorida, dê atenção dobrada à lavagem para não correr o risco de manchar.

Água oxigenada

Como o produto tem potente efeito clareador por conter partículas oxidantes em seu composto, é recomendado que seja misturado com um pouco de água antes de entrar em contato com tecidos, principalmente os mais delicados. Evite usar em tecidos coloridos. Se quiser potencializar a ação, pode misturar um pouco de detergente. Deixe a mistura agir por alguns minutos, coloque o tecido de molho em água quente e depois enxágue com água fria.

Leite

Assim que a mancha for feita, coloque o tecido em uma panela com leite e leve ao fogo até ferver. Desligue e deixe de molho por alguns minutos. Depois, é só lavar a peça.
Vinagre branco com água morna
Faça a medida de 1 parte de vinagre para 3 de água morna, esfregue em cima da mancha e depois lave.

Mancha seca

No caso de a mancha já estar seca, o trabalho vai ser dobrado. Será necessário você apostar em técnicas mais abrasivas para que a mancha saia sem deixar resíduos. Alvejantes sem cloro são boas apostas por serem menos agressivos e não desbotarem o tecido.

Outra maneira de tentar arrumar o estrago é misturar água e amoníaco e colocar a solução em cima da mancha. Como ela já estará seca, esfregue a área com uma escovinha e depois lave o tecido todo, para retirar o produto.

Se nada mais der certo, o jeito será recorrer aos alvejantes com cloro, que irão “manchar” o tecido de branco, ou seja, desbotá-lo e tirar o vermelho do vinho. Mas, neste caso, a dose é muito importante. Muito cloro pode corroer o pano, e pouco pode não surtir efeito.

Vale lembrar que as manchas causadas por vinho branco são mais fáceis de limpar, assim como os vinhos tintos menos encorpados. O necessário aqui é ter paciência.

Fonte: Globo

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *