Dicas especiais para limpeza domesticas.

Dicas especiais para limpeza domesticas.
Além de caros, muitos produtos de limpeza que encontramos no mercado contêm substâncias químicas tóxicos que apresentam efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Uma solução mais natural e ecológica é usar os produtos e alimentos que normalmente temos em casa. Os mais comuns são vinagre branco, capaz de matar germes, tirar mancha e dissolver gorduras, além de ajudar na neutralização de odores, bicarbonato de sódio, que elimina bactérias e manchas de roupas e panelas, e o limão, grande aliado na remoção de sujeiras difíceis de sair.

Limpar a geladeira
De tempos em tempos, é necessário fazer uma higienização completa da geladeira. Misture bicarbonato de sódio, água e um pouco de sabão e esfregue com um pano seco.

Alimento grudado na panela
Para remover os restos de comida que queimaram e grudaram no fundo da panela, misture bicarbonato de sódio na água quente, despeje e espere alguns minutos. Depois, passe a esponja com detergente para remover a sujeira.

Clarear panelas
Muitas vezes os fundos das panelas ou bocas do fogão ficam escuros por conta do contato direto com o fogo. Para clareá-los, ferva rodelas de limão na água e aplique nos utensílios.

Limpar o forno
Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre e limpe com uma esponja. Para remover o líquido, use um pano de prato. Outra solução é misturar um copo de água quente com um copo de bicarbonato de sódio e um copo de sal. Aplique a mistura em todo o forno. Aqueça a 240º C por 50 minutos, mantendo a porta fechada. Espere esfriar e remova toda a sujeira com um pano.

Casa perfumada
Para eliminar cheiro de fritura ou simplesmente deixar o ambiente cheiroso, prepare um chá de cravo e canela. Outra maneira é encher um prato até a metade com bicarbonato de sódio e espremer o suco de um limão por cima. Deixe destampado.

Limpar vidros e janelas
Dilua três colheres de vinagre em 11 litros de água quente. Seque com jornal para dar brilho.

Lustrar móveis
Misture um copo de azeite ou óleo vegetal com ½ copo de suco de limão. Aplique com uma flanela sobre toda a superfície. Vire o pano do lado seco e lustre.

Limpar prata
Misture água morna com uma colher (chá) de bicarbonato de sódio e uma colher (chá) de sal. Mergulhe o acessório no líquido e lustre com um pano.

Limpar ouro
Misture uma xícara de água com sementes de tomate. Mergulhe o acessório no líquido e deixe de molho por 15 minutos. Enxágue e esfregue com uma flanela.

Tirar mancha de caneta da fórmica
Esfregue com álcool ou com uma solução de água com vinagre.

Fonte: Dicas da vovó.

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *