DICAS DE COMO LIMPAR ARMÁRIOS DE COZINHA

Os armários de cozinha ficam em um ambiente com muita possibilidade de desgaste, pois gordura e poeira grudam juntas nos móveis. Deixar esse tipo de sujeira acumular pode tornar mais difícil a limpeza e diminuir a durabilidade das peças.

A melhor maneira de conservar o seu armário de cozinha é manter uma rotina de limpeza constante, mas o principal é prestar atenção ao tipo de material do seu armário, pois cada um deles precisa de produtos e procedimentos diferentes para não causar danos ao acabamento.

Veja agora algumas dicas sobre como limpar o seu armário de cozinha com mais facilidade, deixando-o sempre com aparência de um móvel novo. Separamos as dicas em: Frequência de limpeza, dicas para facilitar a limpeza e dicas específicas para cada tipo de material.

Frequência da limpeza dos armários de cozinha

Tirar o pó todos os dias é o ideal, pois a gordura e o vapor do cozimento grudam na poeira e dificultam a sua remoção. Use um pano macio e seco para tirar o pó nas superfícies externas.

Uma vez por semana, passe um pano molhado com detergente por fora do armário. Para essa limpeza, dissolva 2 colheres de detergente ou sabão de coco líquido em 2 litros de água, molhe o pano nesta mistura, passe nos armários e depois seque. Com essa mesma frequência, é importante tirar o pó por dentro do armário.

Dicas para facilitar na hora da limpeza

Para retirar manchas de gordura mais resistentes, misture três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água morna e espalhe no local da mancha. Esfregue suavemente, enxágue e seque com um pano limpo e seco.

Para retirar crostas mais espessas, faça uma pasta misturando bicarbonato de sódio com água, mergulhe um pano nessa pasta e esfregue no local. Se ainda não sair, deixe a pasta por 15 minutos sobre o local antes de esfregar.

A solução de vinagre também é um bom desengordurante: Misture uma parte de vinagre para quatro partes de água, deixe agir por cerca de 10 minutos, limpe com água e seque.

Como Limpar Armários de Cozinha

Para limpar um armário de cozinha com mofo, utilize um secador de cabelos. Proteja a mancha com um pano e direcione o ar quente por cima do tecido. A mancha de mofo vai virar um pó fácil de remover.

Para limpar a parte interna das gavetas, utilize uma escova de dentes velha para remover os resíduos nos cantos, ou um aspirador portátil com o acessório em forma de escovinha. Em seguida, passe um pano umedecido com água e detergente neutro e seque com um pano seco.

Para limpeza de armários de cozinha em aço, use sempre um pano levemente molhado com sabão neutro diluído em água com álcool. Nunca esfregue usando esponjas de aço ou materiais ásperos, para não arranhar a superfície. Como limpar seu armário de cozinha.

Já para limpeza de armários de cozinha em MDF, por terem acabamento em laca, esses móveis devem ser limpos com um pano macio umedecido em água e sabão neutro. Para eliminar manchas, umedeça o pano com álcool e água. Evite utilizar água em excesso para evitar danificar a madeira.

Nos armários de cozinha em madeira, use um pano umedecido e detergente neutro, sendo importante enxugar o armário, para evitar o aparecimento de mofo. Manchas mais difíceis são eliminadas com pano molhado de álcool. Não é aconselhável borrifar soluções líquidas diretamente na madeira, pois elas podem infiltrar-se e apodrecer o móvel.

Fonte: FIAMP

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *