Dicas de como limpar a tela do seu notebook

Limpeza Rápida ABC

Como limpar o teclado do desktop e do notebook?

Quais materiais usar
O utensílio mais importante é um pano limpo de microfibra ou 100% algodão, que têm a maciez ideal para o procedimento. Se a tela estiver apenas empoeirada, o pano seco é suficiente para a limpeza. Caso haja manchas de gordura, riscos ou marcas de dedos, use um borrifador para jogar água destilada no tecido sem deixá-lo molhado ou muito úmido.

Outra opção é comprar kits específicos de limpeza de tela, que custam cerca de R$ 20. Feitos especialmente para monitores de LCD e LED, atualmente os mais comuns em notebooks, os produtos costumam vir com um pequeno pano de microfibra e um frasco de líquido.

A composição varia muito em relação à fabricante; algumas adotam compostos baseados em água, enquanto outras têm álcool isopropílico na formulação. É necessário sempre ler a embalagem e se certificar para qual tipo de tela o kit é indicado.

Como limpar a tela
A primeira providência a tomar é desligar o notebook, inclusive da tomada. Além de evitar riscos em relação à rede elétrica, o passo lhe ajudará a enxergar melhor as sujeiras presentes no monitor. Também é importante posicionar o dispositor contra a luz, de maneira que as impurezas sejam evidenciadas.

Como dito anteriormente, não é preciso umedecer o pano se apenas houver poeira. A atenção aqui está no movimento das mãos: deslize o tecido suavemente, de maneira que o pó não possa arranhar seu notebook. Um pincel de cerdas macias também pode ser usado neste caso.

Para sujeiras mais pesadas, borrife pouca água destilada ou o líquido do kit no pano adequado e então passe-o delicadamente pelo display. Faça isso em movimentos circulares e delicados. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias até que a macha saia, mas não empregue força ao passar o tecido contra a tela.

O que é proibido
O erro mais comum ao limpar a tela do notebook é usar produtos de limpeza doméstica comuns, como álcool etílico, detergente ou limpa-vidros. Isso porque vários componentes ressecam os displays, ocasionando danos que vão desde manchas e rachaduras até pixel morto.

A água comum é menos danosa ao hardware, mas os minerais e outras substâncias ali presentes também podem ocasionar manchas no monitor – por isso a preferência à água destilada. De qualquer forma, é extremamente importante nunca borrifar qualquer líquido diretamente no display, pois ele pode escorrer pelas frestas das bordas e estragar componentes internos do computador.

Outro equívoco recorrente é passar papel higiênico, papel toalha ou aquela camiseta velha (que não é 100% algodão) na tela. As fibras desses materiais podem riscar o LCD, causando danos permanentes ao aparelho. O algodão em si pode ser usado, é claro, mas ele provavelmente irá deixar fiapos que precisarão ser retirados depois com tecido adequado.

Outros cuidados
Sujar o notebook é inevitável, mas você pode fazer isso demorar mais tempo para acontecer. A dica mais simples, mas também eficaz, é fechar o dispositivo quando ele não estiver em uso. A medida reduz drasticamente o acúmulo de poeira, evitando limpezas constantes.

Outra sugestão é colocar uma película de tela no notebook, tal como você faz com seu celular. É claro que a proposta é menos proteger a peça contra quedas, e mais contra a sujeira. De quebra, a maior parte dessas películas traz função antirreflexo, melhorando a visibilidade. Ter uma case para transporte também reduz a entrada de poeira, principalmente se seu laptop é carregado de um lado para o outro com frequência.

Fonte: Techtudo

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *