Como remover manchas persistentes do tapete, de ferrugem a vinho tinto

N24_CleaningCarpetStains-575x384

Manchas no tapete podem dar uma aparência de sujeira e desordem até mesmo as casas mais limpas e organizadas. Por isso, é comum que as pessoas se perguntem como remover essas manchas do tapete para que o ambiente tenha uma aparência de limpeza e frescor. Combater essas manchas pode ser uma tarefa difícil, já que alguns tipos de substância deixam marcas mais difíceis de remover do que outras. Neste artigo, você encontrará a solução para remover algumas das manchas mais difíceis. Esses métodos funcionam para a maioria dos casos, mas tenha em mente que a eficácia da remoção de manchas depende também do seu tipo de tapete. Lembre-se de seguir as instruções de cuidado de seu tapete para evitar quaisquer danos.

Eliminando manchas de ferrugem dos tapetes

Devido a sua composição química peculiar, as manchas de ferrugem podem ser especialmente difíceis de remover. A ferrugem é um composto de óxido de ferro, e alguns removedores comerciais de manchas podem agravar o problema em vez de solucioná-lo. Observe que apenas removedores de manchas feitos especialmente para ferrugem devem ser utilizados em carpetes para evitar que o problema se agrave. E, lembre-se, antes de utilizar qualquer produto, teste-o em uma pequena área da mancha, para ter certeza de que ele não danificará o seu tapete. Os melhores resultados para remoção de manchas são alcançados ao combinar os removedores de manchas de tapete com ingredientes naturais, para ajudar a quebrar as moléculas de ferrugem.

1. Em primeiro lugar, aplique o removedor de manchas de ferrugem para tapetes sobre a mancha com uma esponja.

2. Deixe agir por cinco minutos e depois esfregue com uma esponja embebida em água morna. Você vai ver os resultados imediatamente.

3. Em seguida, pingue uma quantidade generosa de suco de limão sobre a mancha e coloque alguns grãos de sal grosso por cima. Deixe a mistura agir por 24 horas.

4. No dia seguinte, enxágue a área e absorva o excesso de líquido com uma toalha úmida. Repita esse processo quantas vezes forem necessárias.

Como remover lustrador de sapatos do tapete

Graxa de sapatos pode deixar resíduos grossos, pegajosos e desagradáveis no seu tapete quando você não toma providências rapidamente. Lembrando sempre de testar primeiro, você pode eliminar essas manchas da seguinte maneira:

1. Primeiro, raspe a área da mancha para remover todos os resíduos de graxa de sapatos. Lembre-se de não esfregar a mancha, mas faça movimentos firmes para levantar as camadas superiores da mancha do tapete.

2. Passe uma esponja com água e removedor de manchas de tapete na área afetada.

3. Enxágue a esponja em um recipiente com água morna sempre que você perceber que ela começa a absorver a graxa de sapatos.

4. Repita o processo até que a mancha tenha sido eliminada.

Eliminando manchas de gordura dos tapetes
Manchas de gordura podem ser removidas rapidamente de tapetes seguindo esses passos simples:

1. Pressione uma toalha de papel por cima da mancha para que ela absorva o excesso de gordura. Continue pressionando até que a toalha de papel deixe de absorver resíduos de gordura.

2. Aplique álcool isopropílico na mancha e pressione com um pano limpo de cor clara para absorver os excessos.

3. Se a mancha não for removida por completo, misture uma pequena porção de detergente com água e espalhe diretamente na mancha com uma esponja.

4. Por fim, enxágue.

Eliminando manchas de tinta de caneta dos tapetes
Para remover tinta de caneta negra de seu tapete:

1. Remova o excesso de tinta pressionando um pano seco sobre a mancha. Aplique álcool em um pano limpo e continue pressionando o pano sobre a área. O álcool vai se combinar com a tinta e fazer com que a mancha se solte.

2. Você também pode utilizar sal. Cubra a mancha com uma camada de sal e o deixe agir sobre a mancha por ao menos oito horas, preferencialmente por toda a noite. No dia seguinte, aspire toda a área. O sal leva consigo grande parte da mancha.

Eliminando manchas de vinho tinto dos tapetes

– Manchas de vinho tinto nos tapetes devem ser eliminadas o mais rapidamente possível, para evitar a adesão permanente ao tecido. Utilize um pano limpo para absorver a mancha imediatamente. Uma vez que você tenha absorvido o excesso, aplique um removedor comercial, sempre testando primeiro em uma pequena área, e deixe agir por algum tempo. Depois, basta remover o produto com uma esponja e água morna. Veja aqui outras alternativas:

– Para tapetes leves, aplique uma mistura de água oxigenada e bicarbonato de sódio à mancha. Deixe a mistura agir por mais ou menos cinco minutos e depois enxágue com água.
Também é possível utilizar vinagre para as manchas de vinho tinto. Basta aplicar um pouco de vinagre na mancha e adicionar detergente para roupas por cima dela. Deixe a mancha embebida na mistura e depois remova suavemente a solução com água.

Fonte: Cleanipedia

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *