Como organizar a geladeira e evitar o desperdício de alimentos

Limpeza e armazenamento inteligente são algumas dicas

Se você não costumava fazer muitas refeições em casa, certamente mudou esse hábito depois do isolamento social. Para manter a geladeira abastecida e evitar muitas saídas ao longo da semana, o ideal é comprar tudo de uma vez no supermercado.

Mas para não correr o risco de deixar os alimentos estragarem e você conseguir visualizar tudo o que tem dentro do eletrodoméstico é preciso mantê-lo organizado. Para lhe ajudar nessa tarefa, falamos com a especialista em organização Rafaela Oliveira. Veja as dicas abaixo de como organizar a geladeira!

Comece pela limpeza

Antes de começar a organizar os alimentos dentro da geladeira, faça uma boa limpeza no eletrodoméstico. “Precisamos tirar tudo de dentro e passar um pano levemente úmido com algumas gotinhas de detergente concentrado — porque ele rende mais e é mais eficiente”, explica Rafaela.

Passe em toda a parte interna da geladeira, incluindo prateleiras e paredes. Depois, passe outro pano limpo para retirar o produto. “Para finalizar, é sempre bom passar um pano com álcool 70% para eliminar germes e bactérias”, ensina.

Como organizar os alimentos

1. Na prateleira mais alta, que é o espaço mais refrigerado da geladeira  coloque tudo o que você consome no café da manhã (sucos, queijos, manteiga e geleia). “Se quiser, acomode tudo em uma bandeja de plástico ou acrílico. Isso facilita na hora de arrumar a mesa”, explica a especialista.

3. Na terceira e quarta prateleiras, guarde as sobras de alimentos, acondicionados, de preferência, em recipientes de vidro e papel filme. “Legumes cozidos também ficam nessa prateleira”, conta Rafaela.

4. Na última prateleira, ficam garrafas de bebidas — “não guarde-as na porta, pois são muito pesadas”, alerta. Deixe a porta para jarras de água e suco, pote de requeijão e conservas.

5. “Os legumes e verduras devem ser colocados na gaveta maior, pois é hermética e deixam eles mais hidratados”, explica. Nas gavetas menores (próximas ao congelador), armazene frios e carnes.

6. “Segundo a vigilância sanitária, os ovos não devem ser guardados na porta da geladeira, pois a porta sofre frequente mudança de temperatura, e isso acelera sua deterioração”, revela Rafaela. Então, para mantê-los frescos por mais tempo, deixe–os em embalagem própria e bem longe da porta. “Melhor colocá-los na segunda prateleira”.

7. Cuidado para não carregar demais o refrigerador. “O ar frio precisa circular com liberdade para que os alimentos não estraguem prematuramente”, diz.

Como eles devem ser armazenados

Se sobraram alimentos, guarde-os em potes de vidro, que não retém cheiro. “Isso impede que os aromas passem para outros alimentos que estiverem na geladeira”, explica Rafaela. As sobras de enlatados também precisam ser mantidas em potes de vidro para durarem mais tempo. Isso porque se você deixar o alimento na lata, a embalagem pode oxidar e estragá-lo. Já as frutas e verduras devem ser higienizadas antes de serem guardadas na geladeira. Depois, podem ser armazenadas em saquinhos de tecido.

Como ter um geladeira mais sustentável

Veja como é possível evitar o uso excessivo de embalagens de plástico na hora de organizar a geladeira:

1. Compre potes de vidro para armazenagem (eles não retém cheiro e não mancham) e priorize os alimentos que venham neles. “Além disso, não se esqueça de separar as embalagens de plástico que possam ter vindo com os alimentos para a reciclagem”, lembra Rafaela.

2. Compre saquinhos de tecidos para guardar frutas, legumes e verduras. Assim, pode lavá-los e reutilizar depois.

3. Você também pode substituir o plástico filme por embalagens enceradas, que podem ser lavadas e reutilizadas.

4. Se por acaso frutas, verduras e legumes acabarem estragando, você pode utilizá-los para fazer um ótimo adubo para as plantas da casa.

Mantendo a organização no dia a dia

Depois de fazer uma boa organização da sua geladeira, a ideia é que você mantenha tudo no lugar no dia a dia. Para isso, compre somente o que você vai usar na semana. “Leve uma listinha de compras ao supermercado. Faça o cardápio semanal para ajudar a comprar apenas o necessário”, diz Rafaela. Assim, você evita o desperdício e o consumo excessivo, além de não entulhar sua geladeira.

Outra dica: tenha o hábito de checar o prazo de validade dos produtos e descartar o que estiver vencido. Preste atenção também na limpeza e caso derrame algo nas prateleiras, limpe imediatamente. A cada 15 dias você pode fazer uma limpeza mais caprichada em todas as partes da geladeira.

Fonte: Casa Vogue
Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *