Como organizar a casa com 10 dicas fáceis

dicas-organizacao-casa-vida-650x350

O número de compromissos diários não para de crescer, seja no trabalho ou na vida pessoal. E fica cada vez mais difícil dar conta de tudo. Resultado: a organização acaba sendo deixada de lado, a casa fica bagunçada, os objetos espalhados, e a falta de tempo é constante.

Dicas de organização

1 – Tudo começa com pequenos passos, a casa não fica organizada de uma hora para outra. Mantenha o foco e comece por partes, o importante é que todo dia seja feito um pouco, passo a passo. “Fazer um cronograma pode ser algo bem interessante. Reserve um tempo na sua agenda para isso, assim como um compromisso, e estabeleça uma rotina”, diz.

2 – Desentulhe! Esse é um dos passos mais importantes, mas também mais difíceis. Veja o que tem no guarda-roupas e jogue fora, doe, separe para reciclagem tudo o que não usa mais. Para fazer isso,pegue três caixas – uma para guardar, outra doar e a terceira para lixo – e separe tudo o que está jogado pela casa (sapatos na sala, brinquedos no corredor…). Faça tudo de uma vez só. Se tiver filhos, envolva-os na atividade, selecionando os brinquedos que estão fora de uso. “Isso vai mudar a energia do ambiente”, garante. A partir daí, determine onde você irá guardar suas coisas de acordo com a quantidade de vezes que as usa.

3 – Depois de se livrar de toda a bagunça, é hora da limpeza detalhada. Divida sua casa em setores e dedique um dia da semana para apenas um canto da casa. “Utilize o despertador para cronometrar, e não deixe que o trabalho colocar as coisas no lugar, arrumar e limpar não passe de uma hora. Senão, no dia seguinte você terá outras atividades acumuladas”.

4 – Despeje. “Essa é uma ideia muito boa para agilizar sua organização da casa. É motivador ver grandes espaços vazios em um armário, ou a superfície da sua área de trabalho vazia novamente”, diz. Agrupe as coisas parecidas ou de mesma função e, a partir de cada um destes montes isolados, pegue um item de cada vez e tome uma decisão sobre o seu lugar.

5 – A família de estar unida nesse projeto. Não adianta nada uma só pessoa tentar se organizar se as outras não cooperarem. Depois de definir as tarefas em conjunto, divida o que cada um fará e estabeleça uma rotina diária para esse trabalho.

6 – A área estando vazia, busque um pano úmido ou um pano limpo seco para passar nas superfícies, tornando-as frescas e novas novamente. Depois, coloque de volta apenas os itens que realmente você vai querer manter.

7 – Prepare a geladeira, limpando-a sempre no dia anterior às compras. Ela estará vazia e ficará pronta para receber os alimentos fresquinhos.

8 – Prepare um cardápio semanal. Durante a primeira semana, anote tudo o que você prepara para as refeições. Depois, monte seu cardápio. Assim você faz uma lista de compras planejada e economiza tempo e dinheiro na hora de ir ao supermercado.

9 – Analise se tudo está guardado no lugar correto. As coisas que são usadas diariamente devem ter fácil acesso, as demais podem ser guardadas em lugares mais escondidos.

10 – Mantenha uma rotina à noite, quando chegar do trabalho. Seu cérebro precisa saber que as coisas mudaram. Se preparar o jantar, depois deixe a pia vazia e limpa. Tire o lixo, regue as plantas, cuide dos animais de estimação, e faça uma lista de tarefas do dia seguinte. Tome um bom banho e, com tudo organizado, a noite de sono será muito mais tranquila.

 

Fonte: Bolsa de Mulher

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *