Como limpar tela de TV de forma segura? Veja 5 dicas

Recomendações também funcionam para limpeza de manchas e gorduras em telas de celulares, computadores e notebooks. Anote!

Nada mais incômodo do que, durante a exibição de sua série ou filme predileto, as cenas sejam prejudicadas por manchas e poeiras na tela da televisão. Além de atrapalharem a experiência, elas deixam aquela sensação ruim de que o ambiente não está devidamente higienizado. Mas, antes de sair limpando o televisor de qualquer jeito, lembre-se de que o aparelho é sensível e pode ser facilmente danificado. Limpar a TV corretamente exige cuidados simples, mas que são extremamente necessários para sua manutenção segura.

A seguir, veja como limpar a tela de TV de forma segura com 5 dicas:

1. Fuja das receitas da internet 

Existem inúmeras dicas de limpeza na internet. Caseiras e econômicas, essas soluções acabam sendo atrativas, mas também podem colocar em risco o funcionamento dos equipamentos. “Telas são objetos muito delicados e, atualmente, existem diversos modelos disponíveis que podem reagir de formas distintas para cada produto ou solução”, afirma João Pedro Lúcio, técnico químico da franquia de limpeza residencial Maria Brasileira. “A dica mais importante é fugir das fórmulas mágicas da internet. Essas receitas podem manchar os aparelhos e danificá-los com facilidade. Hoje em dia, as telas são um dos poucos itens que, para a limpeza correta e segura, o ideal é recorrer aos produtos específicos”, explica.

2. Procure pelo produto mais indicado 

Só existe um jeito de garantir que a forma de limpeza escolhida não vai estragar seu aparelho: consultar as recomendações dos fabricantes e as especificações do televisor. De modo geral, produtos com álcool isopropílico na composição são os mais indicados para a limpeza de telas. “O importante é que seja um produto próprio para esse fim, como um limpa telas”, recomenda o profissional. “Procure sempre fugir de produtos com grande concentração de carnaúba, porque a cera pode resultar naquele aspecto engordurado após a limpeza.”

3. Escolha o pano certo

Como as telas são sensíveis e podem riscar facilmente, a escolha dos materiais corretos é indispensável para limpar a TV sem danificá-la. Para isso, a melhor aposta é usar um pano de microfibra ou 100% algodão, que são macios e não soltam fiapos. “Opte sempre por flanelas de microfibras novas e limpas. Evite usar tecidos felpudos e usados. Em caso de qualquer resíduo ou poeira mais resistente, a tela pode acabar sendo riscada pelo pano”, diz João Pedro. Importante: nunca aplique o produto diretamente sobre o televisor e tenha em mãos duas flanelas exclusivas para a limpeza da tela. “Uma deve ser usada para a aplicação do produto, enquanto a outra ajuda a espalhá-lo e secá-lo”, pontua.

4. Nunca limpe a tela após o uso

Antes de realizar qualquer limpeza, desligue o aparelho da tomada. Se o televisor tiver sido utilizado há pouco tempo, aguarde alguns minutos até esfriá-lo. “Nunca limpe telas em momentos logo após o uso. A higienização feita com a temperatura um pouco mais elevada pode danificar os LEDs internos do aparelho e causar manchas indesejáveis”, revela o técnico.

5. Limpando o corpo da TV

Para higienizar os cantos da tela, utilize um pincel de cerdas macias, sempre com movimentos delicados, ou ainda as flanelas de microfibra. “Quanto ao melhor produto, o mesmo limpa telas pode ser aplicado no corpo do televisor, já que o álcool isopropílico é a composição mais indicada e utilizada para a limpeza de eletrônicos no geral”, explica. “O importante é não usar o mesmo pano para limpar a tela e as outras partes da TV”.

CHECKLIST: COMO LIMPAR TELA DA TV

– Ao limpar, desligue a TV da tomada;
– Limpe cuidadosamente com um pano de microfibra seco, em uma direção. Evite o uso de água e produtos abrasivos;
– Para limpar impressões digitais, manchas e gorduras, use pano de microfibra com limpa telas;
– Não aplique o produto diretamente na superfície. Não use polidor de automóveis, produtos abrasivos, cera, benzina e álcool. Estes produtos químicos podem descolorir a tela permanentemente ou causar outros danos.

Fonte: Casa Vogue

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *