Como limpar cortinas e persianas: dicas simples

como-limpar-cortina-e-persiana

Itens essenciais para garantir privacidade em casas e apartamentos são as cortinas e as persianas. Além de evitar que a casa seja observada, também barram a passagem do sol. Mas, antes de escolher o tipo ideal para a sua casa, é preciso conhecer algumas dicas para limpá-las e conservá-las.

Como limpar cortina

O ideal é que elas sejam limpas toda semana. Remova-as do local e passe um aspirador de pó. Evite que o pano seja sugado para dentro. É possível colocar a cortina na máquina de lavar, mas nenhuma peça pode estar junto e ela deve estar sem o forro. A opção de centrifugar não deve ser acionada e o amaciante também não deve ser usado.

Como limpar persiana

Na hora de limpar, evite dobrar as persianas, isso prejudica o material e pode deixá-la com uma marca de dobra permanente, além de correr o risco de quebrar. Prefira um pano para tirar o pó e, se desejar, coloque um pouco de detergente, mas lembre-se de ter outra flanela à mão para retirar o produto. Não é aconselhado usar aspirador na persiana.

Cortinas X persianas

As persianas são muito usadas para decorar escritório, principalmente por serem mais práticas. Para janelas pequenas ou que fiquem logo acima dos móveis é a escolha ideal. Os modelos mais tradicionais são curtos e não encostam na mobília, além de poder ser manejada facilmente.

Se o ambiente for uma casa e houver espaço para uma cortina longa, invista nesse ítem. Ela complementa a decoração e dá um charme diferente. Abaixo listamos algumas vantagens e desvantagens, além de ressaltar o estilo de cada uma.

Cortina
Ambiente clássico
Suja com facilidade
O metro é mais barato
Ocupa mais espaço

Persiana
Ambiente moderno
Fácil de limpar
Ideal para espaços pequenos
O metro tem um custo maior

Fonte: Lartotal

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *