Como limpar bijuterias?

Que pena que dá ver brincos, colares e anéis tão queridos ficarem escuros ou ganharem pontos esverdeados, não é? E isso é muito comum, resultado da oxidação natural sofrida pelos metais em contato com o ar e com o suor. Quando tratadas no início, as manchas tendem a sair. Porém o resultado deixa a desejar se você esperar muito para atacar o problema.

E é bom saber que existem manchas sem solução: as avermelhadas. É que elas não são manchas de verdade, mas sim a camada de cobre que integra o processo de folheação das bijuterias. Ou seja, quando as peças prateadas ou douradas ficam avermelhadas, é porque estão sofrendo corrosão.

Agora que a gente já sabe como guardar as bijuterias, neste post você vai descobrir como limpá-las. E também aprenderá a reduzir o risco de danos às peças – comecemos justamente por aí, pela prevenção.

Dicas de conservação

  • Não guarde, nem deixe as bijuterias no banheiro, pois a umidade do ambiente ataca as peças;
  • Não tome banho ou entre na piscina com suas bijus. Lembre-se, também, de retirar anéis antes de lavar as mãos ou a louça;
  • Coloque brincos, colares, pulseiras e anéis somente depois de aplicar perfume, cremes e produtos no cabelo;
  • Para evitar que miçangas e contas muito miúdas se desprendam, passe base de unha ou esmalte incolor sobre elas, tomando o cuidado de não aplicar o produto nas partes metálicas.

Com vinagre e bicarbonato de sódio

Em um recipiente, adicione:

  • 1 litro de água morna;
  • 2 colheres de sopa de detergente neutro;
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Mergulhe as bijuterias por alguns minutos nessa mistura efervescente. Retire-as e esfregue com uma escovas de dentes. Enxague delicadamente. Enxugue as peças com uma toalha ou utilize o secador de cabelos na temperatura fria – o calor pode descolar aplicações.

Com pasta de dente branca

Com uma flanela ou uma escova de dentes, aplique a pasta em todas as partes metálicas da bijuteria. Esfregue um pouco e retire o excesso com um pano limpo. Passe uma flanela limpa para tirar qualquer resíduo de pasta. Se preferir enxaguar, seque muito bem depois. Pronto!

Com bicarbonato de sódio

Adicione um pouquinho de água morna ao bicarbonato para preparar uma pasta consistente. Aplique-a nas peças com uma escovinha, enxague e seque.

Com sabão de coco e água

Esta é uma opção para cordões, brincos e anéis exclusivamente de metal. Deixe os itens fervendo com um pedaço de sabão por alguns minutos. Desligue o fogo, proteja as mãos com luvas e esfregue-os com uma escova ou flanela. Enxugue bem.

Fonte: Micaela Góes

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *