Como limpar a sala de estar: truques para facilitar a faxina de cada item

Limpar a casa não é tão simples quanto parece, mas para facilitar na faxina listamos alguns truques mágicos de limpeza. Confira

Chegou a hora da faxina e, de repente, surge aquela dúvida sobre como limpar determinado item na sua sala de estar. E agora, José?! Para responder suas dúvidas, conversamos com experts em higienização e materiais que ensinaram truques mágicos para facilitar na hora da limpeza. Confira!

Como limpar piso laminado 
O piso laminado é um é composto de lâminas de madeiras e, por isso, não pode ficar submerso em água. Para limpar, basta usar vassoura de pelos macios, aspirador de pó e pano bem torcido após ser embebido em uma solução de um litro de água com 10 gotas de detergente neutro.

Como limpar porcelanato
“Para limpar piso frio, basta preparar uma solução de um litro de água com 10 gotas de detergente e uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Passe o pano embebido nesta solução e pronto”, indica o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Como limpar sofá
Nos sofás e estofados, espalhe bicarbonato de sódio por todo o móvel e deixe por aproximadamente 15 minutos. Depois é só passar o aspirador com filtro HEPA para remover o produto. Se você tem pets em casa, o Dr. Bactéria indica enrolar uma fita adesiva na mão, deixando a superfície colante para fora, e passar pelos estofados para retirar os pelos dos animais.

Como limpar tapete e carpete
Para higienizar o tapete misture um copo de água com um copo de vinagre. “Basta molhar um pano na solução, torcê-lo bem e passar sobre todo o tapete ou carpete”, indica o Dr. Bactéria.

Outra dica do biomédico é espalhar bicarbonato por toda a superfície e deixar por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, passe o aspirador de pó com filtro HEPA até remover todo o produto.

Como limpar espelho
“A primeira recomendação para limpar o espelho é retirar a poeira que se acumula na superfície com um pano macio e seco ou espanador”, indica Ronaldo Santos, proprietário da Glasserie Vidros. A medida é uma forma de evitar que o vidro seja arranhado. Além disso, caso o espelho esteja muito engordurado, pode-se utilizar um papel-toalha para remover o excesso da gordura.

Para tirar manchas do espelho, uma alternativa é diluir algumas gotas de detergente neutro em água morna e esfregar delicadamente a superfície com uma esponja macia. Em seguida, utilize o pano somente com água para remover o excesso de detergente. É importante escolher um pano que não solte fiapos, como os de microfibra, por exemplo.

Caso o espelho não esteja muito sujo, somente um pano umedecido com álcool já suficiente. É importante não utilizar o produto com composição abaixo de 30% de água, visto que são altamente inflamáveis e podem causar acidentes.

Após terminar a limpeza, é fundamental secar o espelho rapidamente com um papel-toalha. Dessa forma, você evita manchas.

Como limpar vidros
“Antes de limpar os vidros é necessário limpar as janelas e aberturas”, explica o proprietário da Glasserie Vidros. A dica é passar um pincel de cerdas largas entre as frestas da janela para eliminar o pó. Em seguida, limpe o vidro com uma solução de um litro de água para 10 gostas de detergente neutro. Passe esta solução com o lado macio da esponja, enxague e seque em rapidamente, assim como na limpeza de espelhos.

Fonte: Casa Vogue

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *