Como fazer uma limpeza impecável: quintal

A limpeza da área externa costuma ser mais trabalhosa devido ao espaço, mas algumas dicas podem encurtar o trabalho

Chega o dia da faxina e você não sabe nem por onde começar. Se a missão é dar aquele tapa no quintal (que faz tempo que não vê uma vassoura), então a coisa soa ainda mais complicada. Com alguma disposição e um pouco de organização, é possível conseguir um ótimo resultado. Veja algumas dicas para deixar sua área externa um brinco e perceba que ver tudo limpo e arrumadinho vale o esforço.

Árvores cuidadas

Atualmente, nem todo mundo tem o privilégio de ter um quintal amplo na frente de casa, principalmente quem mora nas grandes cidades. Se você possui um, vale à pena cuidar desse cantinho e deixá-lo ainda mais agradável. O ideal é passar por uma limpeza básica uma vez por semana, aproximadamente, dependendo do tamanho dele e tipo de manutenção exigida.

Se o espaço possui árvores, por exemplo, um bom começo de limpeza é podar seus galhos secos para novos ramos crescerem. Aproveite e sacuda-as, de modo que folhas secas e frutas caiam antes do solo ser limpo. Retire esses excessos e coloque-os em um saco de lixo e descarte. É importante que, antes de usar água, todos os resíduos do quintal sejam removidos – com a ajuda de um rastelo, por exemplo – para não ocasionar entupimentos.

Organização também é limpeza

Para manter o aspecto clean, é fundamental retirar da área transitável objetos velhos, quebrados ou não utilizados com frequência. Além disso, essas peças acabam sendo depósito de sujeira e fazem o quintal se transformar em entulho daquilo que não se aproveita na casa.

Vale lembrar: é muito importante estar atento ao acúmulo de água nesses objetos, bem como em vasos de plantas, por conta da dengue. Por isso, coloque areia nos vasinhos, mantenha latas e garrafas de cabeça para baixo e verifique se existem pneus ou outras peças que possam acumular água e abrigar ovos do mosquito.

Aproveite a faxina e jogue fora o que está em desuso no quintal. Já objetos utilizados eventualmente, como regadores e instrumentos de manutenção do jardim, podem ficar guardados e organizados em um armário próprio na área externa. Além de melhorar o visual, você conseguirá uma circulação mais livre pelo espaço.

Grama verdinha

Em quintais com gramado, é necessário aparar a grama periodicamente, normalmente quando ela ultrapassar cerca de 5 a 7 cm de altura. Isso também manterá a área externa com aspecto limpo e bem cuidado. Evite cortá-la em intervalos muito pequenos, já que assim ela pode perder nutrientes e ficar muito vulnerável à contaminação de pragas.

Embora a palha cortada possa ser decomposta pelo próprio solo, varrer o gramado após a poda manterá seu quintal mais bonito e deixará o terreno com mais aeração e luminosidade, garantindo o bom desenvolvimento da grama. Além disso, a temperatura e umidade ficam menores no local, reduzindo o risco de surgimento de doenças. Se não tiver chovido durante a semana, aproveite para regar o gramado.

Já se o quintal possuir espaços com terra, molhá-la nos dias mais quentes faz diminuir a poeira que sobe com o vento, mantendo a casa mais limpa. Uma dica neste caso é investir na plantação de hortas para ocupar a área vazia e colocar caminhos de pedra, a fim de evitar a sujeira de terra.

Cimento livre de sujeira

Para os espaços com cimento, o ideal é começar tirando a poeira de mesas e cadeiras, com um pano úmido. Depois, varra toda a área com uma vassoura, retirando folhas caídas e outros resíduos que possam obstruir ralos.

Para lavar o piso, utilize detergente neutro e uma vassoura de cerdas duras para esfregar, ou lance mão de uma lavadora de alta pressão. Na hora de desinfetar, nunca misture produtos de limpeza, já que assim perdem seu efeito bactericida. Misture duas colheres de sopa de água sanitária a um litro de água em um balde e aplique a solução no chão. Na sequência, utilize um balde de água pura ou mangueira para enxaguar, sempre jogando o líquido em direção ao ralo.

Se você possuir animais de estimação, tenha cuidado. Nesse caso, é recomendado substituir a água sanitária pelo desinfetante, lembrando-se de enxaguar muito bem toda a área. Uma dica para tirar o cheiro de urina dos bichinhos é jogar um pouco de vinagre sobre o local onde ele costuma fazer xixi e deixar o produto agir por 20 a 30 minutos, limpando com água na sequência. E não tem jeito: em casas com animais, a limpeza básica do quintal precisa ser diária.

Outra forma de manter o piso limpo por mais tempo, especialmente o de pedra, evitando manchas de óleo e decorrentes de penetração de água e outros líquidos, é impermeabilizá-lo. Antes de aplicar o impermeabilizante, o chão deve estar totalmente limpo e seco. Após o procedimento, a limpeza e manutenção devem ser feitas com detergente neutro.

Sem ervas daninha

As intrusas comprometem a saúde do gramado e deixam o quintal com visual mal cuidado. Aproveite a faxina para arrancar as ervas daninhas pela raiz. O método menos agressivo ao meio ambiente é tirá-las tão logo elas surjam, com as mãos ou com ajuda de um firmino (uma pazinha com ponta bifurcada, própria para arrancá-las pela raiz). Se já houver uma área muito grande contaminada, será necessário utilizar um herbicida.

Tire também matinhos que costumam nascer nos cantos das paredes – com as mãos ou com a ajuda de uma enxada.

Checagem da calha

Se a proposta é deixar a área externa em ordem, não custa nada aproveitar o ensejo e dar uma geral na calha. De preferência, com a ajuda de outra pessoa, utilize uma escada, sem apoiar-se nela calha para não quebrá-la. Usando luvas apropriadas, retire as sujeiras soltas, como galhos e folhas. Com uma colher de plástico, ou própria de jardinagem, remova resíduos de areia e terra, depositando tudo em um saco de lixo. Por fim, utilize água e retire os últimos resquícios, verificando se há entupimento na calha. Uma dica bem legal para fazer na calha é reaproveitar a água da chuva, como na imagem. Não é um projeto difícil e pode render uma boa economia de água.

Pronto. Seu quintal está novo em folha e mais gostoso do que nunca.

Fonte: Imovelweb

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *