Como elaborar um cronograma de limpeza da casa

N62_HouseCleaningChecklist-575x383

Nossa casa é sempre uma fonte de muito orgulho para nós. Uma casa limpa e bem cuidada reflete a imagem das pessoas que nela vivem. A grande maioria de nós não se importaria em ser visto como deuses domésticos apenas pela organização da nossa sala de estar. Como elaborar, então, um cronograma para limpeza rápida e fácil, de modo a garantir que sua casa esteja sempre limpa e em ordem? É fácil: uma lista de tópicos de limpeza pode auxiliar qualquer um a manter a casa sempre bem arrumada. Temos aqui alguns conselhos para ajudar você a organizar a limpeza da sua casa.

Faça um cronograma realista
O problema de cronogramas ambiciosos é que, pelo menos para a maioria de nós, a vida pessoal e os compromissos acabam interferindo em seu cumprimento. Por isso, antes de criar um cronograma de limpeza, tente colocar no papel metas realistas e que se adaptem à rotina do seu dia a dia. Planeje os horários de limpeza para os momentos da semana nos quais você tenha algumas horas livres e energia de sobra.

Se você divide a casa com um amigo, um parceiro ou outros familiares, pode dividir as tarefas e responsabilidades para cada um ou fazer um rodízio, mas não se esqueça de ser realista também com a divisão dessas tarefas.

Divida as tarefas do seu cronograma de limpeza entre “Trabalhosas” e “Rápidas”

Considere a possibilidade de criar duas ou três listas para tarefas com frequência e nível de exigência distintos.

As tarefas de limpeza “trabalhosas”, que devem ser feitas apenas algumas vezes por ano, podem fazer parte de um cronograma distinto – por exemplo, limpar a parte de trás do fogão e as partes de difícil acesso de móveis com gavetas.

As tarefas médias, como aspirar o pó ou desinfetar a geladeira, podem ir para o cronograma semanal de limpeza doméstica.

E as tarefas mais rápidas, como varrer o piso e limpar as superfícies da cozinha, podem ficar na lista de tarefas diárias.

Planeje seu cronograma de limpeza por área ou por tipo de limpeza.

Dependendo do tamanho da sua casa, faça a limpeza em esquema de rodízio. Por exemplo, limpe o primeiro andar em uma semana e o segundo andar na outra. Você pode também limpar a casa por cômodos: em um dia, dedique-se a todos os banheiros da casa. Em outro, passe o aspirador de pó nos tapetes e carpetes e remova o pó das superfícies e das prateleiras. E assim por diante.

Use a tecnologia a seu favor para elaborar seu cronograma de limpeza

A internet conta não apenas com informações sobre as melhores e mais efetivas maneiras de limpar sua casa. Ela também está repleta de modelos de cronogramas de limpeza e listas de tarefas que podem ser impressas para ajudar você a começar. Há até aplicativos que oferecem uma lista de tarefas de limpeza diária, para que você não tenha que pensar qual é o próximo lugar que deve limpar. Outros aplicativos permitem que você compartilhe tarefas de limpeza e faça cronogramas de revezamento com amigos e familiares. Dessa maneira, você sempre vai saber quem é responsável por esvaziar os cestos de lixo naquele dia!

Fonte:Cleanipedia

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *