Como desinfetar sua casa: tudo que você precisa saber sobre como desinfetar o ambiente doméstico

N14-3_HouseholdDisinfectants1-575x383

Para uma boa higiene, muitas vezes é necessário o uso de desinfetantes. Este artigo explica os diferentes tipos de desinfetantes e as melhores maneiras para utilizá-los!
Desinfetantes são uma parte importante da sua rotina de limpeza; para certificar-se de que você está atacando germes e bactérias de forma segura e eficaz, use sprays antibacterianos ou lenços desinfetantes de boa qualidade na sua casa − somente o uso de soluções caseiras não vai resolver! Produtos Cif têm um cheiro agradável, além de fortes propriedades antibacterianas.

Há pessoas que não gostam de usar desinfetante em suas casas. Contudo, há algumas situações em que a boa e velha técnica da água com sabão não é suficiente. Na maioria dos casos, é necessário usar mesmo desinfetante para garantir a higiene e a limpeza da casa. O uso de produtos com água sanitária é poderoso e perfeitamente seguro; basta seguir atentamente as instruções do rótulo. Entretanto, há também outras excelentes opções de produtos para limpeza, como sprays antibacterianos ou lenços desinfetantes.

Qual é a importância dos desinfetantes?

A limpeza com água e detergente é uma ótima opção para áreas da casa em que a limpeza não é um aspecto fundamental, mas essa combinação não é suficiente para áreas que precisam ser mantidas livres de germes e bactérias o tempo todo. Os germes em sua casa podem causar doenças. Microrganismos como E. coli ou o vírus da gripe podem se espalhar rapidamente. Uma única célula pode se multiplicar 8 milhões de vezes em apenas um dia! Desinfetantes de boa qualidade, sprays antibacterianos e lenços desinfetantes podem matar quase 100% das bactérias nocivas, deixando para trás apenas as bactérias inofensivas para sua saúde. Antes de aplicar qualquer produto, leia as instruções na embalagem e use luvas para proteger suas mãos.

Quais partes da casa precisam ser desinfetadas?

As áreas de maior risco em uma casa são a cozinha e o banheiro. Na cozinha, as bancadas e os puxadores – especialmente os puxadores dos armários e da geladeira – estão sob constante ataque de germes. A bactéria E. coli em geral é encontrada em carnes cruas, a listeria é encontrada em queijos macios e a salmonela é encontrada em carnes de frango e ovos crus. No banheiro, os germes podem aderir às mãos e passar para o botão da descarga e as maçanetas. Muitos vírus, como os da gripe, rotavírus e rinovírus, – que podem causar dor muscular, vômito e sintomas de resfriado – encontram no ambiente quente e úmido do banheiro as condições ideais para se reproduzirem. Como as bancadas e os puxadores não podem ser lavados em recipientes com água morna e detergente, sprays antibacterianos e lenços desinfetantes são ideais para essas áreas.

Lenços antibacterianos ou sprays desinfetantes: qual é a melhor opção?

Lenços desinfetantes e sprays antibacterianos vão agir de modo rápido e eficiente. O melhor método depende da preferência de cada um e das arestas das áreas que serão desinfetadas. Sprays desinfetantes podem ser mais fáceis de usar em objetos irregulares, como componentes da descarga, ou em áreas de difícil acesso. Independentemente do produto de sua escolha, saiba como utilizá-lo de maneira eficiente.

Spray antibacteriano:
1- Caso seja necessário, remova a sujeira aparente da superfície utilizando um pano umedecido com algum tipo de detergente.

2- Leia as instruções de uso do produto. Alguns produtos secam naturalmente, enquanto outros devem ter os excessos de líquido ou de resíduos removidos.

3- Borrife o spray desinfetante diretamente sobre a superfície.

4- Não enxágue!

Lenços desinfetantes:

1- Remova quaisquer resquícios de sujeira aparente com um pano umedecido com algum tipo de detergente.

2- Utilize os lenços desinfetantes da mesma maneira que você utiliza panos ou esponjas. Remova os resíduos da superfície e observe todas as áreas necessárias.

3- Lenços desinfetantes podem ser úteis para áreas amplas, planas e de fácil acesso, como bancadas da cozinha e assentos de privada.

4- Leia as instruções de uso para saber se é necessário remover o produto com um pano seco. Todavia, a maioria dos lenços antibacterianos permite a secagem natural, sem perigo de contaminação dos alimentos.

Com que frequência devo utilizar produtos desinfetantes?
O uso regular de desinfetantes deveria fazer parte da rotina semanal de limpeza de todos os lares. Sprays e lenços são métodos rápidos para desinfetar superfícies, tornando fácil manter sua casa protegida da ação de bactérias.

Na cozinha:
– As bancadas devem ser limpas com desinfetante após cada preparação de alimentos. É necessário lavar as mãos com sabonete antibacteriano após o contato com carnes ou ovos crus.

– Puxadores de geladeira e de armários também devem ser limpos semanalmente.

No banheiro:
Crie o hábito de utilizar spray desinfetante ou lenços antibacterianos nos componentes da descarga e nas maçanetas semanalmente. Essas são áreas de alto risco.

Fonte: Cleanipedia

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *