Casa Limpa – Como limpar os seus móveis

Casa Limpa – Como limpar os seus móveis // Limpeza Rápida ABC

Móveis de madeira

Os móveis de madeira maciça são mais resistentes que os móveis feitos de outros materiais. A dica é limpar e lustrar móveis de madeira uma vez por semana, para remover a poeira. Para limpar, use uma flanela ou fralda de pano pré-umedecida. Para lustrar, use uma mistura de meia colher de chá de azeite de oliva com meia xícara de vinagre (ou suco de limão), borrifando no pano com a ajuda de um borrifador de plástico. Pelo menos uma ou duas vezes por ano pode ser uma boa ideia encerar a madeira.

Móveis de MDF

O MDF é mais sensível do que a madeira e por isso precisa de alguns cuidados especiais na hora da limpeza. Toda semana ou a cada 15 dias, limpe e lustre o seu móvel de MDF. Para limpar, use um pano umedecido em uma solução caseira de 1 colher de detergente neutro para cada 1 litro de água. Para lustrar, utilize um lustra-móveis à base de silicone incolor. Evite o uso de buchas e esponjas ásperas nesse tipo de material.

Móveis laqueados

Os móveis laqueados são peças em madeira que foram pintadas e envernizadas. O ideal para a limpeza dese tipo de material é a utilização de um pano úmido. Se for preciso, você pode também empregar um pouco de sabão neutro para remover sujeiras mais pesadas. Outra boa dica é reaplicar a seladora pelo menos uma vez por ano, de modo a manter o brilho da peça.

Superfícies de vidro

Para limpar superfícies de vidro, use uma esponja umedecida em água e detergente neutro e esfregue as manchas até remover toda a sujeira. Em seguida, remova o sabão com o auxílio de um pano molhado. Enxugue com um pano seco. Finalize com papel toalha e um pouco de álcool.

Granitos e mármores

Utilize um pano seco para retirar o pó. Para limpar, aposte em uma esponja macia embebida em uma solução de água e detergente neutro. Retire todo o sabão com a ajuda de um pano molhado e depois seque.

Capas de poltronas e sofás

Elas devem ser limpas pelo menos uma vez a casa três meses. No entanto, se você tiver animais de estimação, o ideal é limpá-las a cada seis ou oito semanas. Nunca tente lavá-las em uma máquina pequena. Para evitar que encolham, recoloque-as nos móveis quando ainda estiverem ligeiramente úmidas, deixando que acabem de secar neles.

Estofados de sofás e cadeiras

Antes de usar qualquer produto específico de limpeza, aspire o pó do sofá ou da cadeira. Utilize um pano macio embebido em água e sabão neutro para realizar a limpeza. Deixe-o secar naturalmente. Para remover manchas mais difíceis, utilize uma esponja embebida em uma solução de água e vinagre branco.

FONTE: Casa Limpa

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *